A TRANSFIGURAÇÃO  -  Mateus 17.1-8

 

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, A COMUNHÃO DO E.S. E O AMOR DE DEUS PAI SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

       Estamos agora chegando ao final de mais um VERÃO; e o verão é uma época onde muitas pessoas aproveitam para tirar umas férias, descansar... ...muita gente vai pra PRAIA, p.ex.... É ótimo quando pais e filhos, a família inteira pode curtir umas férias, ou passeando, ou pescando ou simplesmente descansando! Ou seja, é muito importante uma vez por ano fazer algo diferente com a família, (ou) criar um ambiente diferente, um ambiente gostoso, a fim de descansar, melhorar as relações dentro da família, e depois voltar recuperado para mais onze meses de trabalho.

Mas, infelizmente as férias terminam, o verão passa. No final da férias, a gente até conta nos dedos quantos dias ainda se tem para curtir esta época agradável, e se pergunta: "Mas por que as férias têm que terminar??" Às vezes a gente até ouve pessoas dizendo "como seria bom viver eternamente em clima de férias!!"

O tempo de férias pra gente poder "esfriar a cabeça" é muito bom mesmo, para recompor as energias! Mas, é necessário voltar para o dia-a-dia de trabalho, enfrentar os desafios, e encarar de frente as obrigações. Não dá pra viver sempre de "pernas pro ar"! Depois de cada férias (ou feriado) nós precisamos suar na corrida pelo pão de cada dia; e isto se torna assim um GRANDE CICLO, entre o trabalho e pequenos períodos de férias (sem falar nas férias forçadas e o desemprego) até que um dia chegue a APOSENTADORIA.

Mais ou menos assim também é com a nossa VIDA ESPIRITUAL! Na vida espiritual também nós temos o serviço (o Gottesdienst diário), temos os momentos de descanso, onde a gente vem recompor a nossa fé (cultos, festas...) , e teremos também um dia a "aposentadoria" disso tudo, que é o Reino de Deus. Os apóstolos, o Pedro, o Tiago e o João também aprenderam isto! Eles não ficaram o tempo todo andando e ajudando pessoas pobres... Eles também precisavam de vez em quando parar, ouvir a voz de Deus, e aprender coisas novas com Jesus! Vamos ver o que aconteceu no ev. de Mateus 17.1-8 (LER).

O MONTE: Em primeiro lugar, Mateus relata que Jesus levou Pedro Tiago e João para um alto MONTE. Mas por que justamente um monte?! "Ficar mais perto de Deus"? Deus está em todo lugar!!

Entretanto, montes têm uma vantagem!: Não tem movimento, barulho... Montes são lugares onde reina o silêncio, a paz... E onde há PAZ, no contato com a natureza, alí é mais fácil alguém se encontrar com Deus!! Não por causa da ALTURA, mas sim por causa do silêncio e do ambiente de harmonia.

Na vida de fé nós também temos o nosso "monte"! A IGREJA (templo) é um ambiente agradável, harmonioso, que possibilita melhor reflexão e contato com Deus, apesar de sabermos que Deus também se encontra fora igreja. No entanto, a igreja é um lugar quieto, afastado da correria do dia-a-dia; assim podemos dizer que cada domingo de culto é um pequeno monte: onde podemos descansar um pouco, buscar a presença de Deus, onde nós podemos respirar o ar puro da fé e da esperança que nos renova para podermos enfrentar os problemas na semana seguinte.

Outros "montes"na nossa vida são as FESTAS: O Natal, páscoa, confirmações, ascenção, pentecostes... Estas festas são pontos altos na vida cristã; e cada um destes pontos altos é como uma injeção de ânimo para enfrentarmos novamente os desafios da vida de serviço.

No v.4 nós lemos que Pedro disse "Senhor, como é bom estarmos aqui!" E em seguida ele diz que quer armar barracas naquele lugar! Ou seja, nós podemos perceber que Pedro estava muito FELIZ naquele lugar(!); e tão feliz que nem queria mais sair de lá! Ele queria armar barracas achando que poderia ficar mais tempo naquele lugar gostoso. Só que, depois o apóstolo Pedro logo aprendeu que aquele momento todo especial não poderia durar para sempre.

Afinal de contas, o que tinha acontecido de tão MARAVILHOSO naquele monte p/ Pedro, Tiago e João?! O texto diz que a aparência de Jesus mudou na frente deles. O texto descreve: "...o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz". - Mas que imagem FANTÁSTICA!! E mais: "os discípulos viram Moisés e Elias conversando com Jesus."

Moisés e Elias eram duas autoridades máximas do Antigo Testamento (eram as duas pessoas mais importantes antes de Jesus).

Moisés foi quem recebeu de Deus as duas tábuas da Lei (Mand.); Elias foi um dos mais importantes profetas do Antigo Test. - Agora, imaginem só!! Duas autoridades do A.T. conversando com Jesus!! Assim fica claro que Jesus estava de acordo com os X Mand. e também com os profetas do A.T.!! E tudo isso mostra que, na realidade, a autoridade máxima de todos os tempos é Jesus Cristo. Os discípulos viram lá, naquele monte, a glória de Jesus! É como se eles tivessem visto um rápido flasch da eternidade.

O mais maravilhoso é que os discípulos também ouviram isto do próprio Deus, que disse: "Este é meu Filho querido, que me dá muita alegria. Escutem o que ele diz." Isto também é o mais importante na nossa vida de fé: O crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus, assim como nós confessamos no C.A. no início do culto.

E mais: ouvir a sua palavra! As palavras de Jesus sempre estão conosco, na Bíblia; e estas palavras de Jesus nos dão conselhos para a vida, conforto e orientação. É por isso que, sempre que "subimos no monte" (sempre que a gente vem ao culto) Deus diz: Escutem o que Jesus tem a dizer para vocês.

E continuando, no texto vimos que os discipulos cairam de medo quando ouviram a voz de Deus. E depois, Jesus tocou neles, e disse: "Levantem-se, e não tenham medo". Essa talvez possa ser uma palavra de consolo para nós; não vamos deixar o MEDO vencer. O medo só cega a nossa vista; se tivermos medo nós desanimamos e perdemos a vontade de servir a Deus. Jesus diz para cada um de nós: Não tenha medo!! Jesus Cristo já venceu o poder da morte; ele ressuscitou e prometeu que está conosco SEMPRE. Ele venceu as doenças, venceu as ondas do mar, e até a morte. E junto com ele nós também podemos vencer. Agora quando a gente descer do monte, i.é, quando a gente sair do culto, Jesus nos acompanha no serviço lá fora; e a cada dia, no serviço, quando aparecem os problemas, vamos lembrar que Jesus nos diz: "Levantem-se, e não tenham medo!!"

Amém.    HINO - 209