Êxodo 20.8-11      3º Mandamento

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

"Santificarás o dia de descanso." - (LER TEXTO INTEGRAL)

O texto inicia dizendo que devemos nos lembrar do DIA DE SÁBADO para o santificar. Não deveríamos descansar no sábado?! - A palavra SÁBADO, na língua hebraica (a língua falada pelo povo de Israel) CHAVAT, significa "descanso". Se a gente sabe disso, não precisamos logo ficar pensando no sábado como aquele dia da semana que vem depois da 6ª f e antes do Domingo! NÃO! "Sábado" significa "dia de descanso". Então no 3º Mand., Deus está pedindo que a gente SANTIFIQUE O DIA DE DESCANSO; não importa qual seja o dia da semana.

Já os primeiros cristãos adotaram o DOMINGO como dia de descanso, o DIA DEDICADO A DEUS. E isso por um motivo muito simples: JESUS RESSUSCITOU NUM DOMINGO! A Bíblia nos relata que no 1º dia da semana, isto é, num DOMINGO, as mulheres foram ao túmulo de Jesus e o encontraram vazio.

A palavra "DOMINGO" vem do latim, e quer dizer o "dia do DOMINUS". "Dominus" significa SENHOR. O DOMINGO é então o Dia do Senhor Jesus. E a cada domingo os cristãos se reúnem para FESTEJAR A RESSURREIÇÃO! É como se cada domingo fosse uma pequena PÁSCOA.

No texto (V.9) vemos que o 3º mand. não fala apenas de descanso. Fala também de TRABALHO. Lá diz que temos 6 dias para trabalhar e 1 para descansar; e com isso o mandamento diz que o trabalho é bom! Ele faz parte da vontade de Deus! - Como é que nós encaramos o TRABALHO? Será que temos feito de nosso trabalho também um TESTEMUNHO DE FÉ? - Infelizmente nós vivemos numa sociedade onde o trabalho é visto como algo PESADO, uma TURTURA, quase como uma ESCRAVIDÃO. Muitos encaram o trabalho como um MAL NECESSÁRIO. Aí tem gente que sonha: "Ah, se eu não precisasse mais trabalhar! Ah, se eu ganhasse na Megasena ou na Casa Feliz! - Ah, o dia em que eu me aposentar, aí sim vai começar a minha vida..." - Nós precisamos resgatar a dimensão cristã do trabalho! O trabalho não é tortura / coisa ruim! Deus concede o pão-de-cada-dia através do trabalho! O trabalho dignifica a vida das pessoas (imaginem o que seria de nós se não precisássemos trabalhar!). E mais: O cristão sabe que O HOMEM NÃO FOI FEITO PARA O TRABALHO, mas o trabalho existe para o homem! E com o seu trabalho, com seus dons e talentos, ele está SERVINDO ao próximo e servindo a Deus.

Mas, depois de seis dias de trabalho, a gente merece o DESCANSO! E esse DIREITO de descansar depois do trabalho, Deus quer assegurar a todas as pessoas NO 3º Mand.. E isso acontece porque Deus mesmo experimentou a necessidade de descansar: Em seis dias criou o céu, a terra e tudo o que existe; e então DESCANSOU. Por causa disso Deus santificou este dia: para que todas as suas criaturas pudessem alegrar-se com o descanso!

ESSE MANDAMENTO NOS QUER GARATIR UMA COISA BOA: o descanso depois do trabalho! Isso tem a ver com dignidade humana. Deus te dá o direito de dizer "eu preciso dessas horas de descanso pra continuar a ser GENTE."

Mas, aí vem outra questão muito importante: Como é que nós fazemos uso do direito de descansar? Será que "DESCANSAR" é só DORMIR? Será que "descansar" significa FICAR SOZINHO o dia inteiro assistindo TV??

NÃO! - Assim como o trabalho não é uma ESCRAVIDÃO, assim também o descanso não é um tempo pra ser jogado fora! Do descanso também fazem parte uma porção de coisas:

- um PASSEIO descansa o corpo;

- um bom joguinho de FUTEBOL desenferruja os músculos e faz bem pra saúde;

- a gente descansa a cabeça CURTINDO um pouco da NATUREZA ao nosso redor (há tanta beleza na criação de Deus...);

Descanso também é quando a gente pode fazer uma porção de coisas que nos outros dias da semana não temos tempo:

- visitar os amigos; namorar; ver um bom filme; fazer uma festa em família...

Tudo isso é bom para descansar o CORPO e a CABEÇA! E se a gente tem um final de semana saudável, com certeza o trabalho se torna mais fácil na 2ª feira.

MAS, será que a gente é OBRIGADO a descansar? A não fazer absolutamente nada? - O povo de Israel acreditava que sim! Os FARISEUS, defensores da ordem moral e dos bons costumes, diziam: Vocês não podem fazer NADA no sábado! No máximo 50 passos serão dados no sábado! A ÁGUA para o sábado deve ser buscada na 6ª f. A ALIMENTAÇÃO para o sábado deve ser preparada um dia antes. E MAIS: Se alguém te pedir AJUDA no sábado, você não poderá ajudar." - SERÁ que é isso que Deus quis dizer no 3º man.?

Jesus mostrou que não! Ele (Jesus) CUROU num sábado! Jesus COLETOU COMIDA num sábado! E ele mesmo disse: "O homem não foi feito para o SÁBADO, e sim o sábado foi feito para o homem." (Mc 2.27). - Em outras palavras: A VIDA está em 1º lugar. Quando o meu vizinho precisa de mim, aí Deus quer que eu o ajude, mesmo que isso seja no dia de descanso.

Até aqui falamos de TRABALHO e de DESCANSO. Mas o 3º mandamento fala de outra coisa muito importante: Ele fala de SANTIFICAR o dia de descanso.

SANTIFICAR? = tornar algo santo. E tornar algo santo significa deixar Deus participar. - Nós temos deixado Deus participar de nosso descanso? Será que dá pra imaginar Deus uma tarde inteira assistindo FAUSTÃO do meu lado? Deus o dia inteiro FOFOCANDO na rua? Ou num bar tomando cerveja? - Deu pra perceber?! / Se eu sei que Deus está ao meu lado inclusive nas horas de LAZER (!); que Deus está junto comigo no meu joguinho de futebol, no meu namoro, na pescaria, na dança, no passeio, na festa, aí eu começo a SANTIFICAR o meu lazer / dia de descanso.

A minha oração é que Deus nos ajude a, de fato, SANTIFICAR os nossos domingos. Fazer do Domingo realmente o DIA DO SENHOR: Alimentando-nos da Palavra, orando, louvando a Deus, na certeza de que depois, no LAZER e na FESTA, nós também estaremos servindo ao Senhor. Amém.