Salmo 111  -   SILVESTRE / 2000-2001

"GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ DA PARTE DE DEUS E DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR."

(Leitura do texto) - Senhor Deus e Pai, nós te agradecemos porque nos guiaste até aqui. Em tí nós buscamos consolo diante das coisas que nos atormentam; em tí nós buscamos orientação para o novo ANO / MILÊNIO que inicia. Senhor, ajuda-nos a compreender o que tu nos queres dizer através da tua palavra. Amém.

É bastante comum, no final de um ano (no início de um novo ano), nós ficarmos admirados pensando no passado, no presente e no futuro. E especialmente na virada de ano nós nos pegamos pensando: "Puxa, mais um ano se foi! E como o tempo passa! Os dias, as semanas, os meses, os anos da vida PASSAM VOANDO!" - Então, uma das primeiras perguntas que aparecem é: "Será que eu aproveitei bem o meu tempo? - E o futuro? O que nos reserva o futuro?"

Mas, hoje não é momento de assustar-se com o futuro incerto. NÃO! Hoje é momento de MEDITAR sobre o TEMPO, sobre a HISTÓRIA. - Hoje é o último dia de um milênio! – MIL ANOS DE HISTÓRIA! Normalmente, quando estudamos história, nós costumamos lembrar os grandes feitos de HOMENS na história...

É possível que para muitos de nós, ao olhar para o passado, louvar e agradecer a Deus seja um tanto difícil! Afinal, a história da humanidade não foi um mar de rosas! A nossa história não foi um mar de rosas! Entre os momentos de alegria, nós tivemos muitas preocupações, muito sofrimento, muita dor. Durante a caminhada, enfrentamos momentos de LUTO (aconteceram falecimentos de pessoas queridas)... Nós tivemos também momentos de crises... ENCHENTES... GUERRAS que dividiram famílias e países... MASSACRES de povos inteiros... Assistimos a criação sendo destruída pela ganância... A história registra atrocidades que a Igreja cometeu, usando o nome de Jesus... E hoje, DESEMPREGO, INJUSTIÇAS E FOME, em nome do poder econômico... Estes e muitos outros fatos da história humana nos levam a reconhecer a nossa culpa e a pedir perdão a Deus. E por isso eu convido para um momento de silêncio e meditação... Fechemos os nossos olhos... E peçamos a Deus: "Ó Pai, dá-nos o teu perdão e renova-nos" (SILÊNCIO)

Nós, como comunidade cristã, sabemos e confessamos que o homem não é o senhor da história! E hoje é dia de confessarmos diante do mundo, que DEUS É O SENHOR DA HISTÓRIA, apesar da liberdade que ele dá ao ser humano. E por isso há esperança! Há esperança porque Deus interfere na história humana, e é nisto que reside a força da nossa fé! É exatamente isso que o Salmista confessa, no Salmo 111.

Este Salmo ajuda a reconhecer que Deus agiu na história do seu povo. Ele olha para a história de Israel com LOUVOR e com GRATIDÃO, anunciando a interferência salvadora de Deus mesmo nos momentos mais difíceis. - Da mesmo forma o Salmo 111 nos convida a olharmos para a nossa história, para a história dos últimos 1000 anos, e perguntar: Onde nós pudemos experimentar a mão libertadora de Deus? Assim, no último dia de um milênio, nós somos convidados a reconhecer que Deus é o Senhor da história. - Então, com o olhar erguido para Deus, vamos lembrar de tantas Bênçãos que Deus tem concedido à humanidade ao longo da história. E, como comunidade cristã, cabe a nós anunciar as obras de Deus na história.

Obviamente, é impossível citar todos os feitos de Deus nos últimos 1000 anos... Mas podemos apontar para alguns acontecimentos no milênio, nos quais nós enxergamos a mão de Deus. Vamos refletir: ONDE DEUS AGIU CONCRETAMENTE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE??

Para nós, é de importância a Reforma de Lutero, p.ex., e junto com ela a REDESCOBERTA DO EVANGELHO...

A missão evangelística na África e na Ásia, neste milênio...

Podemos com certeza mencionar os avanços na MEDICINA e em tantas outras áreas....

Também não podemos esquecer da presença de Deus na história da nossa comunidade de Brusque! (Desde a imigração até hoje...) - Vejam: Quantas maravilhas Deus tem feito... E por tudo isso, hoje nós rendemos GRAÇAS a Deus!

Lembremos agora também das bênçãos de Deus em nossas famílias nos últimos anos (!): Tantos casais apaixonados que receberam as bênção de Deus... Tantos nascimentos de filhos e netos... Tantas vezes a mão de Deus esteve na recuperação da saúde... Enfim, há muitas coisas boas que Deus concedeu aos seus no passado. E por isso eu convido novamente para um breve momento de meditação silenciosa. Vamos fechar os nossos olhos, e cada um lembre-se, na presença de Deus, e com o coração agradecido daquilo que você experimentou de bom. E que Deus seja louvado por isso! (...) Senhor, nós te agradecemos por tua presença na história e por tuas obras neste milênio e em nossas vidas. (SILÊNCIO)

Sim, Deus é o Senhor da história. Ele se revelou no passado, de tantas maneiras como Deus FIEL e MISERICORDIOSO, ele com certeza se manifestará no 3o milênio também como o Deus todo poderoso.

O que importa é que CONFIEMOS nele, acima de todas as coisas, porque tudo passa; só as suas palavras não.

E assim como Jesus buscou a casa do Pai, que também nós, no 3o milênio busquemos a casa de Deus. E que possamos, diante do mundo, continuar confessando com Cristo: "...pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre."

Amém.

HINO - 229