Lucas 23.26-49        6a feira Santa 2001

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, A COMUNHÃO DO E.S. E O AMOR DE DEUS PAI SEJAM COM TODOS NÓS. Amém.

(ler texto)

Gostaria de chamar a atenção para alguns pontos deste texto:

1. – Quando Jesus é crucificado, ele ora: "Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". No momento da morte, Jesus ora por seus inimigos (!) , ora por aqueles que o estão matando (pai, perdoa-lhes). Essa oração de Jesus nos lembra uma ordem que Ele nos deu em outra passagem, quando ele diz: "AMAI OS VOSSOS INIMIGOS, FAZEI O BEM AOS QUE ODEIAM VOCÊS" (Lc 6.27). E aqui, na cruz, sofrendo pelos pecados do mundo, Jesus mais uma vez nos ensina a AMAR e a PERDOAR inclusive os nossos inimigos. Nós, como Igreja, somos Corpo de Cristo ! E se somos Corpo de Cristo, muitas vezes o mundo também quer nos crucificar. Isto acontece principalmente quando esclarecemos que a vontade de Deus não tem nada a ver com as coisas que acontecem neste mundo de morte, de injustiças e de exploração.

No entanto, Jesus nos ensina a PERDOAR, mesmo quando sofremos, Ele nos dá forças para perdoar os nossos inimigos.

2. – Logo a seguir (v.35), o texto conta que as AUTORIDADES estavam zombando de Jesus. O povo só observava, mas as autoridades, que foram os que condenaram Jesus, é que ficaram tirando sarro dele.

Não é assim ainda hoje? Que o povo observa / vê o sofrimento, e as autoridades zombam / tiram sarro?!

Eles diziam: "Desce dessa cruz e salva-te a tí mesmo!" É exatamente isso que nós também ouvimos dos zombadores hoje(!): "Vocês, da Igreja, façam alguma coisa; salvem-se a sí mesmos! – Falam tanto da salvação, mas sofrem tanto ou mais do que nós!" - Somos tentados a abandonar a fé cristã.

Mas Jesus não desceu da cruz(!); Jesus não fugiu da raia, ele não fugiu da vontade de Deus; justamente pelo contrário(!) – Ele levou a proposta do Reino de AMOR e de LIBERDADE até as últimas conseqüências: Até a morte. - Será que nós como Igreja que é o Corpo de Cristo, será que nós iríamos conseguir levar a nossa missão até as últimas conseqüências?! Até a morte se fosse necessário?! - Acredito que não; na verdade somos como o Pedro, aquele discípulo que na "hora H" disse que não tinha nada a ver com esse tal de Jesus. Mas Pedro depois...

3. – Nos vs. 40 em diante acontece outra coisa interessante: Acontece uma pequena discussão entre os dois criminosos que também foram crucificados. Um deles pede a Jesus: "Salva-te a tí mesmo, E A NÓS TAMBÉM!" – Ele queria fugir; ele não queria assumir a culpa! Mas, interessante é que o outro criminoso CHAMA A ATENÇÃO do primeiro! Ele diz: "Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem". Ou seja, ele RECONHECE que é pecador.

E aí vem o mais importante, este bandido sabe também que Jesus pode salvá-lo, justamente porque Jesus anunciou a salvação aos pecadores! Aí ele pede: "JESUS, LEMBRA-TE DE MIM QUANDO VIERES AO TEU REINO". - Isto nós podemos aprender deste criminoso: A confiança em Jesus; a esperança no Reino de Deus, e a no perdão total de Jesus Cristo.

Mas, quantas e quantas vezes nós somos como aquele outro bandido que queria descer da cruz e fugir?! OU, em outras palavras, quantas vezes nós gostaríamos de FUGIR, fugir de nossas responsabilidades, abandonar a missão da Igreja com medo das conseqüências?

Mas para todas as pessoas que humildemente pedem "LEMBRA-TE DE MIM JESUS", mesmo na pior hora, com FÉ, Jesus promete "HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO". Ou seja, este hoje que Jesus fala não é um DIA específico, já que para Deus 1000 anos são como um dia. Mas quando Jesus fala "HOJE estarás no paraíso", ele está dizendo que DESDE JÁ, desde agora a gente pode ter a certeza da participação no Reino de Deus. "HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO" diz Jesus para cada um de nós, porque hoje com a Santa Ceia nós já podemos experimentar a presença real de Jesus em nossas vidas.

4. – No v.45 há um outro detalhe interessante que nos ajuda a entender melhor o que aconteceu com a morte de Jesus. Alí diz que "O VÉU DO SANTUÁRIO RASGOU-SE AO MEIO". (repetir)

No antigo templo de Jerusalém, havia um quarto, chamado o SANTO DOS SANTOS. E o povo de Israel acreditava que Deus morava lá dentro! Só que, ninguém do povo podia entrar naquele santuário; só o sumo-sacerdote. Assim, aquele véu, aquela cortina SEPARAVA Deus e o povo. No entanto, essa separação foi feita pelos sacerdotes do templo, e não por Deus! Os sacerdotes não queriam que o povo tivesse contato direto com Deus, porque eles ganhavam dinheiro com isso; eles cobravam o perdão de Deus, e o dinheiro era guardado naquele quarto chamado o "santo dos santos". Então, o véu que afastava o povo de Deus, era símbolo da exploração que o povo sofria.

-É por isso que, na hora da morte de Jesus na cruz, aquele véu RASGOU-SE AO MEIO ! - Isto significa que, a partir da morte de Jesus acabou aquela separação! A partir da morte de Jesus o povo tem acesso direto a Deus (contato direto); DEUS ESTÁ JUNTO com o povo, e não mais existem véus, muros ou barreiras que separam Deus e seu povo. A partir da morte de Jesus, o povo não precisa mais comprar o perdão, pois este perdão é dado de graça por Deus.

5. – Isso tudo marca o início de uma nova relação de Deus conosco. Deus nos dá aquela certeza de que desde já nós fazemos parte do seu Reino! - Na cruz também acontece uma RUPTURA com o poder do pecado e da morte! Junto com Jesus foram crucificados os nossos pecados / a nossa DESCONFIANÇA!! Na cruz de Jesus foram crucificados todos os males do mundo, e todos os sinais contrários à vida: a fome, as doenças, a exploração, a violência, a morte. E Jesus VENCEU A MORTE; ELE VENCEU OS PECADOS, e diz a cada um de nós "ainda hoje estarás comigo no paraíso". - A cruz de Jesus abriu as portas do céu para todo aquele que nele crer.

6. – E o que isto muda em nossas vidas?! Se a gente JÁ HOJE tem a certeza que vai estar no paraíso, isto nos dá coragem, isto nos dá FORÇAS para lutar. Com a certeza do Reino a gente não precisa mais ter medo das conseqüências da nossa missão! Não precisamos mais ter MEDO de assumir o nosso papel de discípulos!

É por isso que para nós, a cruz se tornou um símbolo de VIDA, de VIDA NOVA! Porque a partir do perdão e da certeza da salvação, cada um de nós está convocado a viver desde já uma vida nova: Uma vida de amor, de dedicação, uma vida na liberdade e na coragem de lutar contra todas as coisas que causam a morte , levando a proposta do Reino de Deus até as últimas conseqüências, e, celebrando a VIDA EM ABUNDÂNCIA. OREMOS: Senhor, dá-nos fé na salvação e esperança no teu Reino. Dá-nos a certeza de que tu já venceste a morte e os males do mundo que estão aí, e que assim, com a tua ajuda, nós possamos lutar por um mundo melhor, onde haverá justiça. Amém. HINO - 198