Sexta-feira Santa  -  Marcos 15.33-39

 

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, A COMUNHÃO DO E.S. E O AMOR DE DEUS O PAI SEJAM COM TODOS NÓS. Amém.

(Leitura do texto)

O amor verdadeiro não foge do sofrimento. Digo: A capacidade de amar de verdade, inclui a capacidade de sofrer também por causa deste amor.

OU seja: quem ama de verdade não pode fugir do sofrimento.

-O que você faria, p. ex., se o seu amor por alguém não estiver sendo correspondido? Quando você é rejeitado por alguém que você ama?? - Você tem duas alternativas: 1a - Você abafa o seu amor, sufocando-o. Até pode ser que o seu amor se transforme em ódio!

2a - Você, apesar da rejeição, mantém-se firme no amor. Só que, este amor então vai ser envolvido pelo sofrimento. Mas eu diria: É na dor que o amor se comprova; é na dor que o amor se torna digno de confiança.

É assim que eu compreendo o que aconteceu naquela 6a feira-Santa nos arredores de Jerusalém. Jesus Cristo disse: "Aquele que me vê, vê o Pai." Ou seja, o Cristo na cruz é o próprio Deus na cruz!! Na 6a f.Santa acontece o sofrimento do próprio Deus, este Deus que AMA, e que sofre porque o seu amor não é correspondido! Deus NOS AMA, e nós constantemente rejeitamos o seu amor! Por isso ele sofre na cruz.

Foi numa 6a feira, pelas nove horas da manhã, que penduraram Jesus na cruz, numa pequena colina que ficava do lado de fora dos muros de Jerusalém. Nós nos acostumamos com essa cruz, símbolo central da cristandade. Nós a fundimos em ouro, enfeitando assim a sua brutalidade. Mas morrer na cruz foi uma morte extremamente cruel. A morte na cruz era um castigo aplicado apenas a criminosos ou a escravos. Antes de ser executado, o criminoso era chicoteado - usando-se um chicote com pedaços de metal ou de ossos entrelaçados nas cordas.

O delinqüente, depois das chicotadas, já estava semimorto. Mesmo assim, tinha quer carregar, ele mesmo, a madeira transversal da cruz até o lugar da execução.

Os pregos, aliás, não foram passados na palma da mão, e sim, no punho - para evitar que rebentasse na hora do corpo ser pendurado.

E, geralmente, os criminosos eram pendurados nus. Demorava horas até que o crucificado morria, por asfixia ou por parada cardíaca. Jesus não morreu de maneira heróica. Morreu gritando de dor.

Alguém de nós consegue entender esta morte? Que sentido tem uma morte tão cruel? Talvez vem a pergunta: Mas como Deus permite tal cousa!? "Deus, por que ficas aí parado, deixando morrer vergonhosamente aquele que te glorifica?"

Mas, Ele não foge da dor que á causada por minha rejeição. Não! Ele está disposto a pagar um alto preço por nós. Ele não desiste de nos amar!

Talvez a gente possa estar se perguntando: -Mas por que ele tinha que morrer na cruz? Será que Ele não poderia nos amar e nos perdoar sem a cruz? - Sim, com certeza, poderia! Ele é o todo-poderoso!!

Mas, em 1o lugar, Deus não é um sádico que necessita do sangue derramado antes de nos aceitar!! Em 2o lugar, não foi para Deus que Jesus morreu da cruz! Ele morreu por nós! Por isso, em 3o lugar, podemos ter certeza: Deus sabia o que estava fazendo. Ele sabia que, SEM A CRUZ, a gente nunca iria entender o seu amor. DEUS NÃO PRECISA DA CRUZ (!), mas nós precisamos da cruz de Cristo; nós precisamos da cruz para enxergar algo que parece inacreditável: QUE ELE NOS AMA SEM MEDIDAS. E PARA ESTAR MAIS PERTO DE NÓS, PARA ESTAR MAIS PERTO DAS NOSSAS DORES, ELE NÃO FOGE DO SOFRIMENTO E DA MORTE.

Uma das cenas da crucificação que mexe sempre de novo comigo, é o que acabamos de ler neste relato do Ev. Marcos. Ao meio-dia, o céu se escurece sobre Jesus, e ele está morrendo. E ele que sempre andava tão perto de Deus, muito mais perto do que qualquer um de nós, lá no meio da escuridão ele grita: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" - Deixe este grito soar uma vez dentro de você por um tempo... Você está notando? No fundo, é o nosso grito - o SEU e o MEU!! - "Deus, onde estás?" - Somos nós que estamos gritando assim! No fundo de nossa alma, quando não sabemos mais como ir adiante....

quando o escuro das dúvidas nos assalta....

quando a sombra do sofrimento da morte nos assusta.... exatamente lá no escuro do nosso íntimo está pendurado Jesus Cristo gritando o nosso grito: "Deus meu, Deus meu..." . OU seja, o próprio Deus, o qual se tornou humano em Jesus Cristo, ele mesmo se humilha, e faz suas as nossas dores, e sente o que nós sentimos!

Assim, se você disser: "Eu sofrí demais para ainda acreditar em Deus" - então Deus se coloca do teu lado e te diz: "do sofrimento eu também entendo alguma coisa". E se você gritar: "Eu perdí um filho, e é por isso que eu não consigo mais confiar em Deus", então Deus te diz: "Eu estou bem do teu lado. Eu sei do que você está falando, Eu também perdí um filho!"

Deus faz do nosso sofrer sempre de novo um lugar, onde ele está nos guardando, onde ele está estendendo a sua mão. Eu acredito que, desde a 6a feira Santa, ninguém mais cai MAIS fundo do que na mão de Deus.

Isto a gente não compreende através de raciocínios lógicos; e eu diria: a mensagem da cruz também não é para ser ENTENDIDA com a cabeça; a mensagem da cruz quer mexer com nosso CORAÇÃO. Assim como mexeu com aquele soldado romano naquela colina do Gólgota. Ele era um soldado experiente. Para ele, as crucificações com os gritos de morte, com sangue e suor das pessoas morrendo, eram o seu dia-a-dia, o seu mundo. No entanto, a crucificação de Cristo havia sido diferente! Todos os que ele já havia pregado na cruz até então, ficaram xingando e maldizendo o mundo até as últimas forças. Mas Cristo abençoa seus carrascos; ele ora por aqueles que estavam batendo nele: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Tente imaginar: Deus atendendo este último pedido de seu filho, que está morrendo! Nós só podemos concluir, que o céu não está mais barrado nem para aqueles, que pregaram seu filho na cruz. O soldado romano não consegue entender o que está acontecendo ali. Mas, algo está tomando conta dele. Ele sente: O céu e a terra nunca antes estiveram tão próximos. Enquanto Jesus morre, aquele soldado conclui, dizendo em alta voz: "Verdadeiramente este homem era o filho de Deus!"

A minha oração é que nós todos possamos ser novamente remexidos e chacoalhados em nossa vida de fé, assim como aconteceu com aquele soldado romano, a fim de que Deus nos mostre, através da cruz, o seu amor por nós. Porque, através da cruz de Cristo, Ele mesmo se coloca ao nosso lado, nos aceita assim como somos, e nos ajuda a carregar as nossas cruzes.

E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guarde nossos corações e mentes em Cristo Jesus. Amém.

HINO -