=== A Segunda Vinda de Cristo ===

P. Renato Creutzberg  -  adaptado do estudo bíblico do P.Ms.Verner Hoefelmann.

A esperança pela 2a vinda de Cristo é parte integrante de nossa fé. Confessamos no Credo Apostólico que Cristo "virá para julgar os vivos e os mortos". Com esta frase, queremos dizer que essa vinda de Cristo será marcada com uma crise definitiva para a história humana. Ou seja, passará este mundo marcado pelo pecado, pela morte, dor e aflição. Esta esperança perpassa todo o Novo Testamento, e está expressa de maneira muito bonita em 2Pedro 3.13. Mas quando será isso? É possível prever o retorno de Cristo a partir de certos sinais? - Já vimos inúmeras tentativas de se calcular a segunda vinda de Cristo. William Miller, p. ex., previa que esta aconteceria entre 1943 e 1944. Suas idéias deram início aos adventistas do 7o dia. Hoje, perto da virada de milênio, não é de se admirar se os "novos profetas" se levantam com novas previsões (como p. ex., esta última p/ dia 11/08/1999, feita a partir de fantasias de Nostradamus).

- Como reagir às previsões? O que diz o Novo Testamento sobre isto? - Leia Mateus 10.23, Marcos 9.1 e Marcos 13.30. Nestes textos, o que pensava Jesus sobre a data do fim dos tempos e do seu próprio retorno?

- O que diz Jesus sobre a data do fim? - Leia Mateus 24.36 -Como relacionar este texto com os textos há pouco citados?

- Leia 1Tessalonissenses 4.13-18; Romanos 13.11-12. - É possível, a partir destes textos, deduzir para quando Paulo esperava o fim dos tempos?

- Quais são os sinais que antecedem o fim e quem são os responsáveis por esses sinais? Procure em Mateus 24.3-14. Leia também 2Pedro 3.1-13.

- Quais são os problemas que se mostram com respeito à segunda vinda de Cristo? Como o autor responde a eles?

Mesmo que o retorno de Cristo e o fim dos tempos seja um tema importante para o Novo Testamento, a data dos acontecimentos não é a principal preocupação. Mais importante é a atitude que brota desta esperança !!

- Como age a pessoa que acredita na segunda vinda de Cristo? Ela cruza os braços à espera do fim, despreza este mundo e se dedica ao mundo que virá? - Leia Mateus 25.14-30

Qual é a atitude que se espera dos servos enquanto o seu Senhor não vem? O que são os talentos que devem ser multiplicados?

Leia 1Tessalonissenses 5.1-11 - Por que, num mundo marcado pelas trevas, os cristãos são chamados a andar como filhos da luz?

Vários textos bíblicos mostram que as primeiras comunidades aguardavam os acontecimentos do fim deste mundo para breve. Para Paulo, p. ex., faltava pouco tempo para o fim. E neste curto espaço de tempo, os cristãos deveriam livrar-se do maior número possível de preocupações, para dedicar-se inteiramente ao serviço do Senhor (1Co 7.26-35).

Neste sentido, a esperança dos primeiros cristãos não se realizou. No entanto, isto não significou um abalo profundo para a sua fé. Por que?

Por várias razões:

Porque haviam aprendido de Jesus que não lhes cabia fazer especulações sobre a data do fim; o dia derradeiro virá como um ladrão, completamente imprevisível.

A esperança não cumprida foi entendida como sinal de longanimidade de Deus (2Pe 3.9). Ele, em sua bondade, decidiu prolongar o tempo da graça. Deus não quer que ninguém pereça, mas sim que todos se arrependam e vivam conforme a sua vontade. Se o fim for antecedido de guerras e catástrofes, estes não são sinais que vêm de Deus. São sinais de uma humanidade que teima em rejeitar a graça e a oferta da salvação.

Os cristãos aprenderam a orientar sua vida de acordo com a sua esperança. Na ascensão de Jesus, quando os discípulos ficaram muito tempo olhando para as alturas, seus olhares foram novamente direcionados p/ a terra e para a tarefa de testemunhar o Evengelho com o poder do Espírito Santo (At 1.6-11). Ou seja, nossa tarefa não é atemorizar as pessoas com as catástrofes do fim. Nossa tarefa é refletir a luz de Deus em nosso mundo, o qual Ele amou e ama (Jo 3.16), fazendo brotar nele o anseio por um reino de paz e justiça (2Pe 3.13).