Make your own free website on Tripod.com

 

=== Santo ? Quem é santo ? ===

Na religiosidade popular e na Igreja Católica Romana, os santos ocupam um lugar de destaque. Essa veneração dos santos não foi "inventada" pela Igreja Romana. Mas tudo começou de um jeito bem popular, entre os cristãos que eram perseguidos pelo antigo Império Romano. Sempre quando acontecia o martírio (pessoas morriam por causa de Cristo), estes foram escolhidos como exemplo a ser seguido, imitado. No entanto, muito rapidamente surgiu o COMÉRCIO e a EXPLORAÇÃO dessa fé popular: Quando a Igreja Romana já era soberana na Europa, incentivava o culto aos santos (mártires), e, vendia suas relíquias (objetos que supostamente pertenciam aos santos). Os túmulos de mártires acabaram tornando-se lugares de peregrinação. - Ou seja, de exemplos, os mártires foram feitos ídolos. E, infelizmente, a palavra "SANTO" tornou-se sinônimo de "perfeito". Será que é isso mesmo que significa a palavra "santo" ??

Mas para os evangélico-luteranos existem santos? Quem são? - No Credo Apostólico, nós afirmamos crer "...no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, ..." .

Quem, afinal de contas, é santo ?

(leia Levíticos 19.2; 1 Pedro 2.9)

Quem santifica?! Cada um a sí mesmo? Uns aos outros? Deus ?

(leia 1 Coríntios 6.11; 1 Tessalonissenses 5.23; Efésios 2.8)

Em que momento especial somos "marcados" para sermos santos ?

(leia Romanos 6.1-4)

O que significa para você ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA ?

ALGUMAS CONCLUSÕES:

Como COMUNIDADE CRISTÃ, somos a comunhão dos santos; somos a união de pessoas aceitas por Deus no Batismo. A princípio, segundo a Bíblia, todos os batizados são santos!! Portanto, "SANTO" não significa "perfeito".

Deus é que santifica pessoas, aceitando-as, por graça mediante a fé em Cristo.

A Igreja, portanto, não é santa por sí só, e muito menos por méritos próprios. Ninguém é santo por méritos próprios ou por obras! Somente o amor de Deus é que faz da Igreja uma comunhão de santos. DEUS É QUE NOS ACEITA E NOS SANTIFICA.

Essa santificação é um processo que Deus iniciou no batismo. E este processo Ele quer continuar a cada dia de nossas vidas.

Ser SANTO então não significa "ser moralmente perfeito". Ser SANTO significa deixar que o amor de Deus me atinja a tal ponto que eu queira de fato viver uma vida nova em gratidão a Ele.

Então: Na IECLB há santos?? SIM !! A IECLB está cheia de santos!! Se não fosse assim, nós não seríamos Igreja!

Somos santos, portanto, que não se auto-idolatram. Mas sim, somos santos no sentido bíblico: Santos que testemunham e vivem do amor de Deus.

P. Renato Creutzberg.

TEXTOS AUXILIARES:

Gênesis 1.26-27

Êxodo 20.4

Levítico 26.1

Números 33.52

Deuteronômio 5.8

Salmo 78.58

Isaías 41.29

Isaías 42.17

Isaías 44.9-11

Jeremias 8.19

Jeremias 10.14

Daniel 3.12

Miquéias 5.10-15

1Coríntios 11.7

2Coríntios 3.18

Colossenses 1.13-15

Mateus 25.40ss