Da Glória à Renúncia (DESPRENDIMENTO)

Mateus 17.1-8

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, A COMUNHÃO DO E.S. E O AMOR DE DEUS PAI SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

Nós estamos agora chegando ao final de mais um VERÃO; e o verão é uma época onde muitas pessoas aproveitam para tirar umas férias, descansar... ...muita gente vai pra PRAIA, p.ex.... É importante fazer algo diferente com a família, (ou) criar um ambiente diferente, um ambiente gostoso, a fim de descansar, melhorar as relações dentro da família, e depois voltar recuperado para mais onze meses de trabalho.

Mas, infelizmente as férias terminam, o verão passa! No final das férias, a gente até conta nos dedos quantos dias ainda se tem para curtir esta época agradável, e os filhos perguntam: "Mas por que as férias têm que terminar??"

É necessário voltar para o dia-a-dia de trabalho, enfrentar os desafios, e encarar de frente as obrigações. Não dá pra viver sempre de "pernas pro ar"! Depois de cada férias nós precisamos suar a camisa na corrida pelo pão de cada dia, agora, com "gás novo" / novas energias / NOVO ÂNIMO.

Mais ou menos assim também é com a nossa VIDA ESPIRITUAL! Na vida espiritual também nós temos o serviço (a DIACONIA), temos os momentos de descanso, onde a gente vem recompor a nossa fé (cultos, festas...) , e teremos também um dia a "aposentadoria" disso tudo, que é o Reino de Deus. Os apóstolos, o Pedro, o Tiago e o João também aprenderam isto! Eles não ficaram o tempo todo sentados escutando as pregações e as parábolas de Jesus... Eles também precisavam AGIR, viver na prática o amor ao próximo (curando, ajudando pobres, etc.)! Vamos ver o que aconteceu no ev. de Mateus 17.1-8 (LER).

O MONTE: Em primeiro lugar, Mateus relata que Jesus levou Pedro Tiago e João para um alto MONTE. Mas por que justamente um monte?! "Ficar mais perto de Deus"? Deus está em todo lugar!!

Os montes têm uma vantagem!: Não tem movimento, barulho... Montes são lugares onde reina o silêncio, a paz... E onde há PAZ, no contato com a natureza, alí é mais fácil alguém se encontrar com Deus!! Não por causa da ALTURA, mas sim por causa do silêncio e do ambiente de harmonia.

Na vida de fé nós também temos o nosso "monte"! A IGREJA (templo) é um ambiente agradável, harmonioso, que possibilita melhor reflexão e contato com Deus, apesar de sabermos que Deus também se encontra fora igreja! No entanto, a igreja é um lugar quieto, afastado da correria do dia-a-dia; assim podemos dizer que cada domingo de culto é um pequeno monte: onde podemos descansar um pouco, buscar a presença de Deus, onde nós podemos respirar o ar puro da fé e da esperança que nos renova para podermos enfrentar os problemas na semana seguinte.

Outros "montes" na nossa vida são as FESTAS: O Natal, páscoa, confirmações, ascensão, pentecostes... Estas festas são pontos altos na vida cristã; e cada um destes pontos altos é como uma injeção de ânimo para enfrentarmos novamente os desafios da vida de serviço.

  -MAS, No v.4 nós lemos que Pedro disse "Senhor, como é bom estarmos aqui!" E em seguida ele diz que quer armar barracas naquele lugar! Ou seja, Pedro estava muito FELIZ naquele lugar(!); e tão feliz que nem queria mais sair de lá! = GLÓRIA Ele queria armar barracas achando que poderia ficar mais tempo naquele lugar gostoso (ACAMPAMENTO JUVENTUDE) = FESTA.

  - Só que, o apóstolo Pedro logo aprendeu que aquele momento todo especial não poderia durar para sempre. DEUS NÃO PERMITIU que Pedro ficasse no monte. Vs. 5 "...a ele ouvi" = Ouçam meu filho e não seus próprios desejos! Era necessário DESCER do monte e trabalhar. Em outras palavras: A todos nós Jesus diz que AINDA NÃO É TEMPO DE DESCANSO ETERNO, mas sim, é tempo de serviço, de desprendimento; tempo de renunciar o meu próprio conforto.

COMO É DIFÍCIL RENUNCIAR, deixar de lado os meus desejos / as minhas aspirações para colocar o SERVIÇO para o Reino de Deus em 1º lugar...

Exemplos bem simples: -CAMA X CULTO (numa manhã fria de inverno)

-CERVEJA X CONTRIBUIÇÃO (1 caixa de R$10,00 não poderia melhorar minha contribuição?)

-ORGULHO X PERDÃO (perdoar com desprendimento)

Para seguir Jesus; para SER COMUNIDADE DE JESUS no mundo, é necessário renunciarmos um pouco de nós mesmos. - O REINO DE DEUS EXIGE RENÚNCIA E DESPRENDIMENTO.

Certa vez Jesus disse: "Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do meu Evangelho salvá-la-á." - Em seguida Jesus ainda pergunta: "De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma"?

Cara comunidade: Nós só temos apenas duas opções:

-Glória pessoal e morte eterna;

-Renúncia pessoal e vida eterna.

O que acontece quando não renunciamos / quando não vivemos para a glória de Deus?! - A humanidade busca a sua própria glória... E aí começam as guerras:

-Em busca de glória que o pres. Busch mostra os dentes e anuncia guerra a qualquer custo;

-Em busca de glória é que iniciam todas as guerras do mundo!

-...que traficantes escravizam jovens com drogas...

-...que acontece corrupção na política

-...que acontecem separatismos entre comunidades!

-...cada um busca seu próprio bem-estar que muitos casais se desentendem e se separam...

SOMOS TENTADOS A CONCORDAR COM O QUE DIZEM: "Este mundo está perdido"

É por isso que luteranos no mundo inteiro anunciam com esperança cristã: O nosso mundo tem salvação!

É por isso que pessoas como o P. Lindolfo compõem hinos como "Há sinais de paz e de graça neste mundo que ainda é de Deus..."

Porque os DISCÍPULOS renunciaram a seus próprios interesses e conforto para anunciar e VIVER a proposta do Reino de Deus.

Na parábola do BOM SAMARITANO, o samaritano renunciou seu tempo / segurança / dinheiro para ajudar um desconhecido... É POR ISSO QUE HÁ ESPERANÇA!

E não por último: O próprio FILHO DE DEUS renunciou-se a si mesmo para morrer pela salvação do mundo.

E mais: A nossa CERTEZA de que o mundo tem salvação vem da CRUZ VAZIA / TÚMULO VAZIO / RESSURREIÇÃO.

Aqui em nossas comunidades, em nossa Paróquia, em nossas cidades (Brusque / Guabiruba), nós precisamos anunciar e experimentar sempre de novo RESSURREIÇÃO e VIDA NOVA.

Vamos renunciar nossos interesses particulares!

E quando descermos do monte (sairmos do culto / da FESTA) vamos renunciar um pouco mais de nosso TEMPO / CONFORTO / DINHEIRO / DONS e TALENTOS....

E vamos levar mais ESPERANÇA a tanta gente lá fora, que grita e que anseia por um momento novo. Porque Deus chama a comunidade para um Momento Novo. Amém.

HINO - 486 (HPD 2)