Êxodo 20.3-6     1º Mandamento

1º Mand.:  Deus nos liberta da IDOLATRIA! Como assim?!

Ø Na época do Antigo Testamento isto estava claro. Os povos que viviam ao redor do povo de Israel adoravam muitos deuses: SOL, LUA, ESTRELAS, TERRA, MAR, etc. Também no Novo Testamento os primeiros cristãos assistiam GREGOS e ROMANOS adorando muitos deuses: BELEZA, GUERRA, AMOR, DOS MARES, DO VINHO, etc.

Ø Mas e hoje? Existem falsos deuses ou ídolos hoje ao nosso redor? - São todas aquelas coisas em que colocamos toda a nossa confiança.

Ø Buscamos CRITÉRIOS para as decisões na vida. Precisamos de uma ÂNCORA onde possamos amarrar nossa VIDA e as DECISÕES de nossa vida.

Ø LUTERO: "Aquilo em que a gente mais se amarra, mais se prende, isto é o nosso deus."

QUATRO EXEMPLOS:

1. Horóscopo: Há pessoas que confiam mais no horóscopo do que em Deus! Para estas pessoas o horóscopo se torna um outro Deus! Orientam a sua vida no horóscopo! Mas isso não precisa ser assim! As estrelas foram feitas por Deus! Quem dirige a nossa vida é o Deus que cria e não as estrelas que foram criadas.

2. Ídolos da juventude: Muitos jovens se orientam pelo estilo de vida de seus ídolos! (...) Sem perceberem, são escravos de outras pessoas.

3. Umbanda / espiritismo, não diferente da idolatria a Santos: Muitos acreditam que os espíritos podem dar RESPOSTAS! Muitos acham que os espíritos podem realizar mudanças ou até milagres aqui! -Isaías 8.19-20 - É a Lei de Deus que devemos consultar. Em momento algum na Bíblia se fala da ação dos espíritos entre nós. Ao contrário! Eles dormem! Deus nos liberta destas crendices. Cristãos não confiam em mortos! Cristãos confiam no poder libertador de Deus somente.

4. Dinheiro e poder: Há aquele que pensa que está com Deus (só) quando possui dinheiro e poder. É porque confia a sua vida a estes bens, vive para estes bens, de tal forma que ninguém mais tem valor.

- Nos Evangelhos vemos que Jesus se preocupou com essa escravidão muitas vezes. Mas vamos ver Mateus 6.25ss - Essa pessoa tem um deus, que se chama Mâmon (dinheiro e bens - aramaico). Aliás, esse é o ídolo mais comum na terra. - No mundo hoje nós presenciamos diariamente um grande culto ao "deus" Mâmon! E não somente pessoas ricas! Mas muita gente e inclusive NÓS muitas vezes nos prendemos ao deus Mâmon! Às vezes acontece que pessoas que não têm nada, duvidam e se desesperam, como se não tivessem mais salvação / como se tivessem sido abandonados por seu deus! - E nós temos que admitir, que esse "deus" é atraente! Ele promete felicidade! Só que essa "felicidade" tem um preço muito alto; é porque em nome da felicidade de poucos, é provocada a INFELICIDADE de muita gente. Ou seja, o deus Mâmon diariamente exige o sacrifício de muitas pessoas, a fim de cumprir a sua promessa para poucas pessoas. - O mais triste acontece quando essas poucas pessoas, que dedicaram toda a sua vida aos deus Mâmon, no final de sua vida descobrem apavorados: Eu estou sozinho; eu não vivi (!); dediquei a minha vida para conquistar o deus Mâmon, e as pessoas se afastaram de mim." - Existem coisas que o dinheiro não pode comprar: a vida, o amor, o perdão, a felicidade! Isso só o Deus verdadeiro pode dar.

Deus nos proíbe ter outros deuses. - Será que ele tem ciúmes dos outros deuses?

NÃO. Deus quer que a gente não se amarre, se entregue a ídolos, porque ele sabe que estes deuses não podem nos dar tudo o que realmente precisamos! Deus não quer que sejamos ESCRAVOS! Deus nos LIBERTOU e quer que a gente viva em LIBERDADE.

Com o 1º mandamento, Deus nos garante a LIBERDADE de viver para amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

Amém.