Mateus 28.1-10      PÁSCOA

A GRAÇA DO SR. JESUS, A COMUNHÃO DO E.S., E O AMOR DE DEUS SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

1. - "Jesus ressuscitou, e os cristãos ressuscitam!" – Nós todos já ouvimos muitas vezes esta afirmação. Nós também confessamos isto! Mas, a maioria ainda têm muita dificuldade para vivenciar e testemunhar a profundidade do conteúdo que esta afirmação expressa.

O domingo de Páscoa continua sendo uma data de destaque no calendário da Igreja; no entanto, suspeitamos que o seu conteúdo central, a proclamação e a vivência da ressurreição, esteja diluído entre as tradições, ou até mesmo entre as inúmeras dúvidas em relação à vida e à morte.

2. – Quando anunciamos a ressurreição de Jesus e dos mortos, deparamo-nos com muitos desafios, como p. ex.: a tese da reencarnação, a qual simplifica a morte e consola a tantos com a idéia da "morte parcial" (aparente), apontando para a possibilidade de reencarnação da alma ou do espírito; outros acreditam que a alma é imortal e que a pessoa não morre por inteiro e a alma então vaga por aí ou já está com Deus; (3o ) e tantos já perderam o sentido de viver e não sentem nenhuma alegria por causa da vida aqui, muito menos por aquela que há de vir.

Diante destes desafios, e tocados pela morte e pelos túmulos cheios, somos chamados para anunciar a VIDA, a vitória de Deus sobre a morte. - Neste domingo de Páscoa, nós temos uma âncora amarrada ao Espírito Santo, e esta âncora é o texto de Mt 28.1-10:

(ler o texto)

3. – Duas mulheres descobrem que o sepulcro está vazio. Jesus ressuscitou! É muito significativo o v.8 do texto, onde fala da reação das mulheres que testemunharam o acontecido. E também a confusão de sentimentos que elas passavam demonstra a profundidade do fato: O texto diz que elas se retiraram apressadamente, e tomadas de medo e de grande alegria, mas elas correram anunciá-lo aos discípulos! E toda esta obra é de Deus. O Cristo anunciado e seguido é aquele que vive (!) e que dá a vida, maior do que a morte! E isto deve ser anunciado aos seus seguidores, assim como aquelas mulheres o fizeram. A ressurreição muda completamente a vida dos discípulos! - Nós percebemos aqui que a fé na ressurreição está diretamente ligada ao discipulado / ao fato de seguir o Sr. Jesus.

O que é seguir Jesus?! – Seguir Jesus é levar VIDA NOVA para outras pessoas! E isto tem a ver com ressurreição.

4. – Infelizmente, hoje á fé na ressurreição é um dom vivido por poucos. E para muita gente, o seguimento a Jesus, a vivência daquilo que Jesus ensinou, está desvinculado / separado da fé na ressurreição. São poucos os que relacionam a fé na ressurreição com a prática da fé que inclui a vida concreta neste mundo. A fé na ressurreição aos poucos foi desvinculada da vida do dia-a-dia (!); e muita gente acha que a ressurreição só tem a ver com a vida após a morte. Mas, será que é realmente assim? Será que a ressurreição e a salvação eterna não têm nada a ver com a nossa vida aqui?! A pergunta é: o que a fé na ressurreição faz por nós já HOJE ?

5. - Eu devo dizer: a ressurreição de Jesus Cristo atinge a nossa vida e a nossa fé sob dois aspectos: Um aspecto é a ressurreição-esperança, ou seja, aquela ressurreição de todos os mortos que irá acontecer quando Jesus voltar no fim dos tempos. Nós cremos nisto; nós confessamos isto no Credo Apostólico: que um dia Jesus virá para julgar os vivos e os mortos. Lá acontecerá a ressurreição propriamente-dita, onde os mortos tornarão a viver. Esta ressurreição é nossa ESPERANÇA.

6. – No entanto, há o segundo aspecto, que é a ressurreição-HOJE !

Eu falo da ressurreição que já pode ser uma realidade entre nós! Ou seja, o poder da vida que vence a realidade de morte em que estamos inseridos. Ressurreição que vence desde já os mecanismos de morte que estão ao nosso redor! E estes mecanismos de morte, cara comunidade, eles crescem entre nós de maneiras tão sutís, e todos acostumam-se com eles. Se levamos em conta que os MECANISMOS DE MORTE são todas as coisas que vão contra a vida, então logo percebemos que muita gente está sofrendo a morte EM VIDA! - A morte é a realidade que ameaça a dignidade, a cidadania, a alegria de viver, a esperança... A morte é a realidade que ameaça as grandezas da vida. Os que lutam pela VIDA são perseguidos, são assassinados. As iniciativas comunitárias são perseguidas, caluniadas e abortadas. E é neste contexto que nós, como comunidade, somos uma resistência, porque é neste contexto que nós anunciamos a RESSURREIÇÃO, a Páscoa de Deus, a libertação, a vitória da vida sobre os poderes da morte.

É por isso que festejamos a Páscoa e anunciamos aos quatro ventos que nós cremos na ressurreição. É porque nós cremos que Jesus nos quer dar VIDA, e VIDA EM ABUNDÂNCIA, já hoje. Nós festejamos a Páscoa porque ela está diretamente relacionada a tudo o que fazemos em comunidade! O anúncio do perdão, o exercício do discipulado, o voluntariado na Igreja, a diaconia, a assistência social e toda a ação viva de Deus no mundo ESTÃO ANCORADOS NECESSARIAMENTE NA FÉ NA RESSURREIÇÃO. Devolver a vida digna para quem não tem: isto é anunciar a ressurreição, na prática. Ou seja, como Igreja que anuncia o Jesus vivo, é impossível festejar a Páscoa de braços cruzados; é impossível anunciar a ressurreição se nós não vivermos isto desde já no dia-a-dia, na prática, mostrando ao mundo que Jesus já venceu os mecanismos de morte, e este mesmo Jesus nos ensinou a valorizar a vida: a minha vida e a vida do próximo.

7. – No relato bíblico, algo muito interessante e significativo é que, após a ressurreição Jesus se encontra com os discípulos, e só alí é que ele dá a ordem: IDE, FAZEI DISCÍPULOS.... Ou seja, a ressurreição, a vitória da vida sobre a morte é a mola propulsora da missão. O ir, o batizar, o anunciar a vida nova e o amor ao próximo são motivados pela ressurreição, pela vida nova.

Assim, hoje quando festejamos a Páscoa, a comunidade é expecialmente desafiada a fazer discípulos; em outras palavras, a comunidade é desafiada a anunciar para outras pessoas a VIDA NOVA, e que desde já elas podem experimentar conosco a ressurreição; experimentar a vida em comunhão, vida em abundância.

8. - Eu gostaria de lembrar ainda aquela famosa frase de Martin Luther quando ele disse que: "Jesus poderia morrer e ressuscitar MIL VEZES em Jerusalém, mas isto não serviria de nada, se ele não ressuscitasse uma vez dentro de meu coração".

Assim eu conclamo a toda a comunidade, em nome do Jesus Cristo vivo: Façamos desta Páscoa uma confissão pública de fé. Vamos nesta páscoa festejar a vida e anunciar a todos que a ressurreição já começou entre nós ; e por isso, junto com Cristo, nós optamos diariamente pela VIDA. E QUE A PAZ DE DEUS, QUE EXCEDE TODO O NOSSO ENTENDIMENTO GUARDE A NOSSA VIDA EM CRISTO JESUS; Amém.   HINO - 200