O Pão nosso de cada dia nos dá hoje

(Mateus 6.11)

Por que Jesus nos ensinou a pedir pelo PÃO?

- Segundo M. Lutero, o sentido desta prece é o de recebermos o nosso pão com AGRADECIMENTO, e de RECONHECERMOS Deus como sendo o doador das dádivas que recebemos. - AGRADECER e RECONHECER = Confissão de fé. - Saber e confessar que o pão / nosso sustento não depende somente de nós mesmos.

VOCÊ LEMBRA DE ALGUNS EXEMPLOS DA BÍBLIA, QUE MOSTRAM QUE A QUESTÃO DO PÃO E DA FOME NÃO É ALGO SECUNDÁRIO ??

Deus conhece as necessidades das pessoas em relação à alimentação e sustento!! :Gn 1.29 – "...isso vos será por mantimento".

Exodo 16 – Maná e codornizes

1 Reis – Elias e a viúva...

No N.T.: Quando Jesus ressuscita a filha de Jairo (Lc 8.55), ele não faz um culto de agradecimento e nem manda cantar um hino de louvor (!) mas ele simplesmente diz: "dai-lhe de comer".

-Certa vez Jesus também disse: "Bem aventurados os que passam fome... ...porque serão fartos."

Sem esquecer a multiplicação dos pães... Jesus muitas vezes ensinou a REPARTIR. - Vejamos o exemplo de Marcos 8.14-21

Esses exemplos e muitos outros retratam o CUIDADO de Deus para com aqueles que passam fome.

MAS, O QUE É O PÃO DE CADA DIA???Lutero lembra que "o pão é tudo o que pertence ao sustento e às necessidades da nossa vida" - pedimos tudo o que necessitamos: Desde a comida e a bebida, família, o trabalho, a saúde, até o bom tempo, amigos leais, bons vizinhos e um bom governo. - Um horizonte muito grande diante de nós, que inclui a vida nos LARES, a vida econômica e política (orar pelos governantes). - PÃO também é a própria Palavra de Deus (MEL {Sl 119.103}) , o sustento espiritual.

E mais: quando falamos no PÃO, não podemos esquecer daquele que disse: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome". - Ou seja, QUANDO PEDIMOS PELO "PÃO DE CADA DIA", PEDIMOS PELA PRESENÇA DO PRÓPRIO CRISTO EM NOSSAS VIDAS.

RESUMINDO: O que é que nós pedimos nesta prece "O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE"?! - Pedimos pelo pão MATERIAL (que sustenta a vida material) e também pelo pão ESPIRITUAL (o pão que nos garante a vida eterna).

ESTAMOS PEDINDO O ESSENCIAL PARA A VIDA COMO UM TODO. Pedimos o que cada pessoa necessita para viver uma vida digna. Não estamos pedindo riquezas e nem exageros. E diariamente devo me lembrar que Jesus ensinou que o homem não vive para comer, mas come para viver. - Não vivemos para o trabalho (visão egoística); trabalhamos p/ viver! E isto tem um sentido comunitário belíssimo. Porque se eu trabalho pelo pão-de-cada-dia, e peço a Deus em oração pelo pão-de-cada-dia, isto significa que nem mesmo o trabalho não é propriedade minha (!), justamente pelo contrário: ATÉ O MEU TRABALHO É UM INSTRUMENTO NAS MÃOS DE DEUS! ATÉ O MEU TRABALHO DEVE SER DIRECIONADO COMO SERVIÇO NO REINO DE DEUS.

Mt 25"Tive fome e me destes de comer; tive sede...; era forasteiro...; estava nú...; doente e me visitastes..."

REPARTIR: Talvez se Jesus falasse diretamente para nós hoje, ele acrescentaria o seguinte: "...assim como também nós repartimos o pão com os famintos" (Gottfried Voigt).

 

A questão é: Como continua a nossa vida DEPOIS de recebermos o pão que vem de Deus?