Tiago 1.17-27        16o ap. PENTECOSTES - 2000

A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

Hoje a Palavra de Deus nos leva a refletir sobre a PALAVRA em si; sobre o PODER DA PALAVRA FALADA. Deus hoje nos mostra que a PALAVRA é muito mais do que um mero conjunto de sons que desaparecem no ar !! Muito mais que isso: A Palavra falada carrega consigo CONSEQÜÊNCIAS! A Palavra tem em si uma força que age, que constrói, que cria, que edifica... ...ou força que destrói, que machuca, que quebra. Ou seja, a palavra é como uma ferramenta em nossas mãos! Como um MARTELO: Por um lado, é uma ferramenta muito útil, com a qual você pode construir muita coisa... Por outro lado, é uma ferramenta perigosa, que pode ferir, ou até mesmo matar. - Assim é a palavra: é uma ferramenta incrível (maravilhosa) que Deus confiou em nossas mãos. A questão é: Como nós usamos o poder da palavra que Deus nos confia? -

Com certeza, em nossa comunidade (e cidade) , muitas coisas boas, bonitas, edificantes já se fez - e nós podemos agradecer a Deus por isso! - No entanto, sabemos também que muitas vezes as palavras são ditas sem pensar! Sem se dar conta do poder da palavra, a gente às vezes fala muito rápido, e palavras DESTRUTIVAS, que vão como rastilho de pólvora, ou como penas de um travesseiro aberto ao vento, e que depois ninguém mais consegue recolher. –Olhando para a nossa história, e lembrando de todas as palavras destrutivas espalhadas ao vento, nós precisamos com muita humildade, pedir perdão a Deus.

Aí entra a Palavra de Deus na nossa história. O texto bíblico de hoje mostra que a Palavra de Deus, e SÓ ELA é que pode nos transformar e nos fazer agir de um jeito diferente.

Leremos da carta de Tiago 1.17-27. Observem como Tiago mostra a importância da PALAVRA DE DEUS na vida do Cristão, e que a Palavra tem diretamente a ver com AÇÃO: (ler Tiago 1.17-27).

No V.17 e 18 Tiago inicia dizendo que Deus é o criador da luz. Deus é criador da luz física, e também da "luz" no sentido simbólico-espiritual. E foi COM A PALAVRA que ele criou! Deus FALA, e a sua palavra toma forma. Interessante que no hebraico, o verbo "DABAR" é um verbo ativo, que significa FALAR E CRIAR ao mesmo tempo. Ou seja, o Verbo de Deus não é só palavra, mas ao mesmo tempo ele também já é uma AÇÃO! E Deus continua criando ainda hoje, através da Palavra. - Lembremos aqui também que Jesus Cristo, Filho de Deus, ele é o próprio VERBO de Deus, encarnado entre nós. Jesus é o Verbo que se fez carne, habitou entre nós, e ainda hoje Deus continua criando, na sua comunidade através do Verbo Jesus Cristo.

Nos Vs.19-20, Tiago enfatiza que, antes de mais nada , nós devemos OUVIR / Que sejamos demorados em falar! E que, devemos estar prontos para OUVIR o Verbo de Deus. Ou seja, nós não somos os donos da Palavra! E é pelo OUVIR que vem a fé. Sem ouvir, não há fé. Se não ouvimos a Palavra de Deus, nossa vida é feita só de palavras humanas, vazias, palavras de raiva. E justamente aí é que mora o perigo! Deus nos deu o poder da palavra! E nós sabemos: a palavra de raiva também é palavra que cria, mas não cria o que Deus quer. Sem a presença do Verbo de Deus em nossa vida, a palavra humana só cria discórdia, exclusão, mentiras, guerras. Nós já sabemos do que a palavra humana é capaz... Bom, não é à toa que Tiago dedicou quase todo o 3o capítulo para falar da língua, e do quanto ele é perigosa. Não é à toa que já no tempo de Moisés, Deus deus o 8o mandamento "não dirás falso testemunho...".

No V.21, então Tiago apresenta a solução: Ele nos chama a ACEITAR COM HUMILDADE A MENSAGEM QUE DEUS PLANTA EM NOSSOS CORAÇÕES, e esta mensagem é que pode nos salvar. - A mensagem de Deus, da qual Tiago está falando, é novamente o próprio Jesus Cristo. E Tiago deixa claro que é Deus quem planta. Ninguém mais. Não são pastores, não são padres e nem anjos que semeiam a palavra nos corações! Estes são somente instrumentos de Deus! Mas a semeadura verdadeira da Palavra de Deus em nossos corações é ação do Espírito Santo.

No entanto, Tiago também esclarece que o nosso coração deve estar preparado para receber o Verbo de Deus; é necessário dar espaço para o verbo de Deus! É necessário dar espaço para receber o Verbo Encarnado, que é Jesus Cristo o Salvador. – E aí temos que refletir: Nós estamos preparados para receber Jesus Cristo, o Verbo encarnado? Colocamos a Palavra de Deus em 1o lugar em nossas vidas?? Ou as palavras humanas ainda são mais importantes?!

Nos Vs. 22-24, Tiago chama a nossa atenção dizendo "NÃO SE ENGANEM" – Não sejam apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra. - Ou seja, se achamos que basta OUVIR, enganamo-nos a nós mesmos! Se nós achamos que a vida cristã se limita aos domingos de manhã, enganamo-nos a nós mesmos. Mas a pessoa que recebe o Verbo de Deus em seu coração, essa pessoa tem uma vida transformada; essa pessoa sofre uma metamorfose (!); ela é RECRIADA pelo Verbo de Deus. - Por outro lado, se não queremos ser transformados, então somos como um homem que passa em frente ao espelho, se vê, mas logo se esquece do que viu.

No V.25 Tiago garante que quem EXAMINA bem o Evangelho de Cristo, este não é apenas ouvinte. - Porque o Evangelho é LEI QUE LIBERTA. O Evangelho nos liberta das amarras da mentira, do medo, da insegurança... O Evangelho nos liberta e nos torna MAIS DO QUE OUVINTES: O Evangelho nos faz viver por amor. E quem descobre isso, e se agarra nisto, não consegue mais viver indiferente: quem descobre a liberdade evangélica, VIVE desta liberdade, e FAZ acontecer a vontade de Deus.

Nos Vs. 26-27 Tiago então conclui, mostrando qual é a verdadeira religião. RELIGIÃO com Deus, ou seja, ESTAR RE-LIGADO com Deus significa, em termos bem concretos (cf. Tiago): ajudar os órfãos e as viúvas. Em outras palavras: ESTAR COM DEUS SIGNIFICA ESTAR COM O NECESSITADO.

Ser "RELIGIOSO" então, não é apenas OUVIR PALAVRAS... As Palavras são SEMENTES; ainda não são os frutos! O Espírito Santo inunda os nossos corações com o Evangelho de Jesus Cristo, mas seus BRAÇOS, sua BOCA, suas MÃOS e seus PÉS somos nós! E é alí, através de nossos movimentos, através de nossas ações lá fora, é que os outros vão poder perceber se estamos "religados" com Deus, ou não.

A minha oração é que Deus refreie as nossas línguas, e que ele prepare os nossos corações, a fim de recebermos a cada dia o Verbo encarnado, Jesus Cristo, o Evangelho vivo, o Evangelho que cria e transforma. Porque o Evangelho é muito mais do que meras palavras. Amém.

HINO - 170