8° Mandamento

Êxodo 20.16  e  Tiago 3.5-10

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

"Não dirás falso testemunho contra teu próximo"

O oitavo mandamento nos fala de uma das regras mais elementares da convivência cristã. Nos fala da MENTIRA e da VERDADE. - "Não dirás falso testemunho contra teu próximo".

TESTEMUNHO (?): Uma pessoa pode dar um testemunho quando pode falar de um fato porque estava presente na hora em que aconteceu.

Em muitas situações da vida nós somos chamados para sermos testemunhas: Se um de nós vê uma briga (p. ex.), ele pode dizer bem certo quem foi que começo ou quem provocou o outro. Ele viu, ele sabe, ele pode provar! – Assim essa pessoa é uma testemunha da briga.

Mas, nem sempre as pessoas testemunham a verdade. E pior: nem sempre testemunham o que de fato viram! - Aí entra o FALSO testemunho. - Num português mais compreensível, falso testemunho = MENTIRA ou FOFOCA que, por sua vez, quer dizer acusar o inocente.

Até aqui, tudo bem! Nós todos sabemos bem o que é a MENTIRA e que isso não é da vontade de Deus. PARECE TÃO SIMPLES! – MAS NÃO É. - A gente nem sempre se apercebe do poder da palavra falada.

Não é à toa que Deus dedicou um dos 10 mandamentos especialmente à questão da mentira! - Deus sabe quão perigosa é a MENTIRA em nossa convivência! Deus sabe como é forte em nós a tentação de levar adiante uma boa fofoca, especialmente se a fofoca tem cheiro de verdade! Deus sabe o poder de destruição que tem a língua humana! - Como é que começam as brigas?! ...as guerras?

Não é à toa que Jesus disse (Mt 15.18): "Não é o que entra pela boca, mas sim o que sai da boca é que contamina o homem"

Vamos ler Tiago 3.5-10:

V. 6 – A língua é fogo... ...põe em chamas toda a carreira da existência humana... - Uma palavra pode ROTULAR uma pessoa / família pelo resto da vida! Um simples BOATO pode destruir toda uma vida!

TRAVESSEIRO DE PENAS ao vento: Difícil de consertar o estrago causado pela língua.

V.8 – "...a língua nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero!" - Tiago deixa claro que nós não temos controle sobre nossa própria língua. Fala até em VENENO MORTÍFERO.

Basta refletir um pouquinho, e logo descobrimos como a palavra humana pode ser perigosa!:

-Quantos divórcios acontecem...

-Quantas grupos pegam fogo...

-Quantas crises de comunidades inteiras acontecem por causa da língua humana...

V. 9 fala da realidade de nossas comunidades: "Com ela bendizemos ao Senhor e Pai; também com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus." - Faz sentido isto?

Aqui no culto, a cada vez que confessamos a nossa culpa, a cada vez que recebemos o anúncio do perdão de Deus nós cantamos "Glória a Deus nas alturas e PAZ ENTRE NÓS, PAZ ENTRE NÓS". Faz sentido cantarmos PAZ ENTRE NÓS se lá fora a nossa língua se ocupa com futilidades que não promovem a PAZ ?

No entanto, Deus não deu o 8º mandamento para nos CONDENAR, e sim, para nos ALERTAR e nos AUXILIAR na convivência comunitária.

Como comunidade / Igreja, nós anunciamos que o "nosso mundo tem SALVAÇÃO" - Isto significa que a nossa comunidade e cada um de nós tem salvação! Na CRUZ Jesus nos salva; na CRUZ Jesus nos CURA; na cruz Jesus nos LIBERTA das amarras do pecado; e hoje eu diria: Na cruz Jesus nos liberta inclusive de nossa própria língua.

Me chama atenção a explicação de Martim Lutero sobre o 8º Mand. no Catecismo Menor. Aqui diz: (LER)

Isto significa que, a partir de Jesus Cristo, o 8º mandamento deixa de ser uma simples proibição! A partir de Jesus, o 8º mand. diz que nós temos a LIBERDADE de não mentir, a LIBERDADE de levar paz, a liberdade de interpretar tudo da melhor maneira (!), liberdade de edificar comunidade com amor.

Lembrem-se das palavras do ap. Paulo (2Co 5.17): "Quem está em Cristo é NOVA CRIATURA. As coisas antigas já passaram e eis que se fizeram novas". - Ah, como é bom escutar isso!

Em outras palavras: O QUE PASSOU, PASSOU! Vamos colocar uma pedra sobre o que passou!

Agora, na certeza da VIDA NOVA que vem de Jesus, é hora de mostrar quem é que manda na minha vida: Minha língua, ou Jesus Cristo?!

Agora é hora de dizer lá fora que o "Nosso mundo tem salvação" e que esta salvação passa pela língua também.

Agora é momento de ORAR e pedir que Deus mesmo oriente o nosso pensar e o nosso falar.

Convido para abrirmos o HPD – 2 no hino n° 383. Vamos LER juntos a parte final do hino, fazendo dele a nossa ORAÇÃO.

HINO - 383 (HPD 2)