Lucas 2.15-20  -  NATAL 1998

GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ DA PARTE DE DEUS E DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR. Amém.

(Leitura do texto = Lc 2.15-20) Senhor Deus, ajuda-nos a entender o que tu nos queres dizer neste Natal, através da humildade da tua manjedoura. Inunda os nossos corações com a luz do teu santo Evangelho. Amém.

Gostaria de convidar vocês todos a deixarem suas bíblias abertas no texto da prédica. Em cada versículo há novidades muito importantes para a nossa vida. É interessante observar como a maioria dos verbos deste texto expressam movimento! V.15, p.ex.: VAMOS; VEJAMOS; no v.16: FORAM APRESSADAMENTE, etc.

E, ao lado deste movimento, ao lado destas ações, há um outro "movimento" que não é menos ativo – o v.19 diz que Maria guardava e meditava sobre as palavras ouvidas. Então, existe aqui todo um movimento que é provocado pelo primeiro Natal. Há pessoas saindo de sua rotina! Mas qual é a motivação para tanto movimento?! E, até onde vai esta movimentação?

Os pobres pastores de ovelhas receberam a notícia extraordinária do nascimento do Salvador. Então logo decidem: "vamos até Belém, e VEJAMOS os acontecimentos"! É muito relevante que os pastores não fazem uma reunião de análise dos fatos para depois decidirem o que fazer. Mas, (v.16), APRESSADAMENTE eles vão para ver. Aqui se trata de uma atitude expontânea de quem está contagiado por uma novidade, assim como um namorado apaixonado que ouviu e corre para ver.

Em seguida, o texto diz que os pastores ACHARAM!! – E para achar é preciso colocar-se a caminho / procurar! Eles acharam quem?! - Maria e José. Isto também é uma novidade deste Evangelho! O fato do evangelista Lucas colocar em primeiro lugar o nome da mulher, isto era uma "baita" de uma provocação, especialmente numa sociedade machista, onde a mulher era tratada como um objeto que fosse possível comprar e vender. Mas, Lucas valoriza aquela mulher, MARIA, uma marginalizada que não era casada.

O que mais os pastores viram?! "a criança deitada numa manjedoura" (v.16) –Aqui devemos reconhecer que o romantismo europeu encobriu e enfeitou o LUGAR ESCANDALOSO do nascimento do Filho de Deus: "manjedoura" e "estrebaria" não são palavras usuais em nosso vocabulário. É muito mais fácil de compreender a crueldade da cena de Natal, se falamos claramente que Jesus foi deitado num COXO DE TRATO, num ESTÁBULO FEDORENTO. E com isso, Lucas nos mostra que Deus se humilhou a tal ponto, a fim de se igualar ao mais marginalizado dentre os miseráveis.

No v.17, nós lemos que os pastores DIVULGARAM o que viram. Eles foram testemunhas oculares, e agora saem falando sobre o mistério da encarnação de Deus. E no v.18 diz que os que ouviram se admiraram !! Ou seja, não se trata apenas de "admiração", mas também de ESPANTO e ESTRANHESA até! Justamente porque o fato de que Deus escolhe tal mulher e tal lugar desprezível, e uma criança para salvar o mundo, isto não é nada bonito e romântico, mas sim ESCANDALOSO. - Ou seja, o Evangelho de Jesus Cristo nos escandaliza, nos desafia a pensarmos: Se Deus se humilhou a tal ponto, o que é que nós fazemos com o nosso orgulho?

No entanto, se nós compreendemos a BELEZA deste "escândalo", então poderemos sair e anunciar aos quatro ventos que DEUS SE FEZ IGUAL A NÓS! E isto é motivo de alegria.

O v.19 nos diz que Maria "guardava todas estas palavras, meditando-as no coração". "GUARDAR" significa segurar junto; e "MEDITANDO" significa relacionar as coisas, e ligar ao invés de separar. Mesmo não entendendo, ela "ruminava" essas palavras em seu coração. O mistério da encarnação de Deus entre nós não é algo para ser compreendido pela razão humana. É mistério ! O único jeito de se aproximar do mistério de Deus é calar-se, e dispor-se com todo o seu ser, e deixar que o mistério mesmo possa dispor de nós e nos cativar. Essa é a lição que Maria nos dá neste versículo.

No último versículo, o v.20, diz que os pastores VOLTARAM, glorificando e louvando a Deus! Eles voltaram (!), ou seja, a vida continua depois do Natal. Mas pra quem ouviu e viu algo do mistério da encarnação de Deus, a vida não é mais a mesma! : Glorificando e louvando a Deus, este é o resultado na vida de quem foi RECRIADO / RENASCIDO / de quem VIU E OUVIU. Essa pessoa não vive mais para sí mesma, mas vive para o outro, sobre o qual ouviu e viu. É assim com gente que foi CATIVADA pelo Natal.

O desafio que permanece para nós, é o de sermos TESTEMUNHAS NATALINAS, assim como os pastores de Belém. Em relação a eles, nós até somos privilegiados (!), pois nós não apenas podemos ouvir e ver; além disso nós também podemos saborear e degustar a presença de Jesus entre nós, nas dádivas da Santa Ceia.

Hoje, aqui na CEIA, nós nos defrontamos com o mesmo mistério de Deus, que é maior do que a nossa razão pode captar. E quando Jesus nos convida a participarmos da Ceia, dizendo "vinde a mim; isto é o meu corpo / sangue", se nós confiamos nestas palavras, Ele mesmo quer tomar morada em nossa estrebaria, em nosso coração.

O resultado desta experiência será o LOUVOR A DEUS , e a liberdade para repartirmos palpavelmente a alegria natalina com quem não tem. Colocando sinais bem concretos do repartir e do doar, estaremos apontando para a vinda de Deus a nós.

Que Deus nos ajude experimentar isto. Amém.