Isaías 9.5-7    -   Natal

       A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

       O texto não esconde que existe escuridão na terra (GUERRA - botas dos soldados; roupas sujas de sangue, são SÍMBOLOS DA MALDADE HUMANA) Quais são os símbolos de morte hoje? - Há clima de morte no ar. Esta é a escuridão feita pelo homem: o egoísmo, a luta pelo poder e tantas outras coisas que são motivo de tristeza e desespero do povo. As conseqüências da escuridão do mundo nós já conhecemos e perto: GUERRAS, FOME, A PROSTITUIÇÃO INFANTIL, O DESEMPREGO, A MORTE.

       No entanto, o profeta Isaías anuncia que esta escuridão do mundo não ficará para sempre!! Já está chegando a luz!! E é o próprio Deus que vai transformar e escuridão em luz!! O profeta anuncia que Deus está agindo no mundo, a fim de acabar com a escuridão. No texto, ele diz que os símbolos de morte serão destruídos pelo fogo. FOGO = símbolo de purificação. FOGO também lembra a força e o poder que o Espírito Santo nos concede. Deus destrói os instrumentos de morte. Mas como Ele fará isso?

       "Já nasceu uma criança... Deus nos mandou um menino que será o nosso rei." - NASCIMENTO DE CRIANÇA, isto é VIDA. A criança é vida, é ALEGRIA, é FUTURO, é ESPERANÇA. A criança anunciada por Isaías, é a LUZ que veio lutar contra as trevas.

       O próprio Deus se faz criança. Do ponto de vista humano, este é um sinal de fraqueza de Deus: Deus entra no nosso mundo, pela porta da fraqueza, da fragilidade da criança. Ele brincou, chorou, correu, e teve que ser cuidado por José e Maria.

       No entanto, sabemos que Jesus, a pequena criança, não ficou para sempre deitada naquele coxo de trato na estrebaria!! Esta criança, Jesus, estava apontando para um futuro diferente! A criança vai crescer e fazer história entre nós!! É Deus interferindo na nossa história. Os homens já não são mais os senhores da história, mas sim, o próprio Filho de Deus interfere e quer conduzir a humanidade por uma nova história: A HISTÓRIA DA GRAÇA, A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. É por isso que aquela pequena e frágil criança é chamada de "Conselheiro maravilhoso", "Deus forte", "Pai eterno" e "príncipe da paz".

       "Conselheiro maravilhoso" - Não são poucos os conselhos de Jesus para a humanidade. E aqui eu quero lembrar de seu CONSELHO MÁXIMO: Amem uns aos outros assim como Deus vos amou!! - Ou seja, o AMOR é a luz mais forte para lutar contra a escuridão do mundo. O amor muda vidas! O amor mantém firme a esperança do Reino em nós; o AMOR jamais acaba. E isto, meus caros irmãos e irmãs, não é um conselho qualquer; este é o CONSELHO MARAVILHOSO. - Assim, o Natal, eu diria, em primeiro lugar, é a FESTA DO AMOR: Festa pelo amor de Deus para conosco, e festa do amor que ilumina a nossa vida.

       "Deus poderoso" - Jesus é Deus poderoso. Ele é mais poderoso que a escuridão; Ele é mais poderoso que todos os nossos problemas; Ele é muito mais poderoso do que qualquer um que quer ter poder no mundo; Ele é mais poderoso que a morte. - Assim, no Natal, quando festejamos a vinda de DEUS PODEROSO, estamos festejando, com muita alegria, a derrota de todos os instrumentos de opressão e morte. Jesus é o Deus poderoso que veio para fazer novas todas as coisas, e destruir a escuridão.

       "Pai eterno" - Jesus é o pai eterno. Com isto nós confessamos que Jesus Cristo é muito mais do que um ser humano; que Ele é muito mais do que um grande mestre: Jesus é O Pai Eterno. E ele nos promete a eternidade também! A todos aqueles que crêem em Jesus, a todos os que confiam a sua vida a este Pai Eterno, Ele garante a vida eterna. - Assim, o Natal cristão não é uma festa passageira, não é apenas uma festa de lembranças do passado! Mas o Natal é uma festa que nos faz olhar para frente, para a eternidade! O Natal é uma pequena antecipação da eternidade, um pequeno "aperitivo" do Reino de Deus! E lá, na eternidade, viveremos constantemente esta alegria, este clima de festa na presença de Deus.

       "Príncipe da paz" - Jesus Cristo é aquele que nos traz a PAZ. Mas a paz verdadeira! Paz inteira! Não aquela paz oferecida pelo mundo; não a paz momentânea, não a paz aparente. - Hoje é moda, muita gente faz YOGA ou outros tipos de meditação oriental, em busca de paz. Mas isto é uma paz no momento; acalma um pouquinho, ajuda a fugir um pouco dos problemas do dia-a-dia, mas não é a paz verdadeira. Jesus diz: A MINHA PAZ VOS DOU, MAS NÃO A DOU COMO O MUNDO A DÁ. - Ou seja, Jesus oferece a paz que jamais acaba; oferece a paz que vai muito além da festa dos presentes; oferece a paz da esperança no seu Reino! E quem vive sempre confiante na vinda de seu Reino, este tem a paz verdadeira.

       Jesus é o príncipe da paz, não só porque FALOU sobre paz, mas porque ele fez a paz acontecer. E é esta paz, a paz que se torna concreta, é que nós festejamos o Natal de Jesus Cristo. Jesus disse: "Bem-aventurados os pacificadores porque herdarão o Reino dos céus". Ou seja, ele convoca os seus seguidores a serem AGENTES DA PAZ. Agentes que lutam contra tudo o que não promove paz. - Assim, o Natal cristão é uma festa de paz; é uma festa que anima os pacificadores de Cristo; é uma festa de alegria daqueles que querem fazer paz no mundo.

       E por último, o profeta Isaías conclui dizendo que o menino que nasceu vai governar (!); e que as bases de seu governo serão a JUSTIÇA e o DIREITO. E são justamente estas duas coisas que nós não vemos nos governos humanos: Justiça e direito. Homens são falhos. Mas Jesus Cristo, no momento que Ele vier e instalar definitivamente o seu Reino de paz, alí sim, haverá JUSTIÇA e DIREITO. Esta é a nossa esperança. - Assim, concluímos que o Natal cristão, o Natal verdadeiro, é uma festa das pessoas que anseiam por justiça; é uma festa de todos que têm a certeza de que um dia virá o Reino de Deus. O Natal cristão, é a festa de todos aqueles que, com muita esperança, oram a Deus pedindo "VENHA O TEU REINO, E SEJA FEITA A TUA VONTADE".     Amém.