Natal  -  Lucas 2.8-14

GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ DA PARTE DE DEUS E DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR. Amém.

(LEITURA DO TEXTO) Natal é a festa que anuncia o fim do MEDO e o início da PAZ na terra. - Pastores de ovelhas, gente humilde que vagava pelos campos de Belém, receberam a visita de anjos, que falaram "NÃO TENHAM MEDO!! NÓS TEMOS UMA BOA NOTÍCIA PARA VOCÊS!!"

- A notícia: Hoje nasceu o REI, o MESSIAS, o SALVADOR de vocês!

- Em outras palavras: Hoje nasceu aquele do qual vocês não precisam ter medo! Hoje nasceu aquele que vai dar sentido pra vida de vocês! Hoje nasceu aquele que vai lhes dar a PAZ VERDADEIRA, não a paz que o mundo oferece. - Vão, e você s o encontrarão deitado numa manjedoura!

Em seguida, diz no texto, que no mesmo instante apareceu uma multidão de anjos cantando "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!"

O que aconteceu alí?! - Eu gostaria de destacar quatro pontos, quatro MOMENTOS mudaram a vida daqueles pastores de ovelhas; ou melhor, 4 aspectos da mensagem do Natal que podem mudar a tua e a minha vida.

1o – O chamado: NÃO TENHAM MEDO

2o – O anúncio: NASCEU O SALVADOR

3o – O envio: IDE E ENCONTRAREIS

4o – A conseqüência: PAZ NA TERRA

1o O chamado: NÃO TENHAM MEDO: No mundo que vivemos, há muito MEDO. Medo e insegurança são dois assuntos que fazem parte das conversas e das preocupações do dia-a-dia. Todos têm os seus medos(!); de maior ou de menor importância, mas todos tem os seus! Medo em relação ao trabalho; do futuro; medo da violência; medo de seus superiores; medo do possível julgamento de outras pessoas(!); medo de sí mesmo(!); e não por último, medo de Deus e do fim do mundo. - E eu devo dizer: Por causa do medo, muitas pessoas desenvolvem imagens doentias de Deus, e assim como desconfiam do mundo, assim também desconfiam e se fecham para Deus.

2o O anúncio: NASCEU O SALVADOR: Eu imagino - falando de uma maneira bem humana - mais ou menos assim: Um dia Deus viu como nós, seres humanos, estamos nos fechando diante dele, como nós acabamos desenvolvendo imagens doentias dele, cheios de MEDO. O que você faria no lugar de Deus? Eu acho que Deus teve uma idéia fantástica!! Ele não se limitou a "abrir uma janelinha" lá no céu, para de lá baixar uma faixa, na qual estaria escrita em letras douradas: "Eu amo vocês!" - Isso não teria me impressionado muito. Ao contrário: Talvez aumentaria o meu MEDO e a minha DESCONFIANÇA em relação a Deus!! Deus sabia: para resgatar a confiança das pessoas, eu preciso descer até elas. Eu preciso aproximar-me delas como gente."

E foi exatamente isso o que Deus acabou fazendo! Foi exatamente isso que os anjos anunciaram aos pastores: Deus nasceu entre vocês e quer salvar vocês deste medo da vida! - Esse é o mistério maravilhoso do Natal: O grande Deus se faz pequeno! O Todo-Poderoso se faz uma criança frágil - para conquistar a nossa confiança, e para que percamos definitivamente o medo dele. - Você tem medo de uma criancinha deitada num coxo de trato? Eu não.

3o – O envio: IDE E ENCONTRAREIS - Uma vez acabando com o nosso MEDO, acabando com nossa DESCONFIANÇA, e quando conseguimos meditar sobre o fato de que Jesus é o Deus Conosco, o Deus que está ao nosso lado, aí vem o 3o passo que é um MOVIMENTO: IR e ENCONTRAR. Como é isto?!:

É ir ao encontro de Jesus.

É ir ao encontro da manjedoura que depois se transforma em cruz.

É ir ao encontro daquele que oferece VIDA EM ABUNDÂNCIA. É ir ao encontro daquele que quer nos CURAR de fato!

Ir ao encontro daquele que dá valor para minha / nossa vida!

E mais(!): O maravilhoso é que neste caminhar ao encontro de Jesus, de repente eu descubro que não estou sozinho! Há mais e mais pessoas fazendo o mesmo caminho! Há toda uma COMUNIDADE indo ao encontro de Jesus! E acontece COMUNHÃO neste caminhar!

E mais ainda(!): Quando vemos, não somos nós que caminhamos ao encontro de Cristo! Por AMOR, é ele mesmo que vem até nós, justamente porque ele é o caminho! Mas não um caminho árduo que NÓS precisamos percorrer(!), porque Jesus é o caminho que Deus faz até nós.

E aí já começa a acontecer o 4o passo, a conseqüência, que é a PAZ NA TERRA. A tão desejada PAZ começa a acontecer quando Jesus entra em nossa vida. Certa vez Jesus disse: A minha PAZ vos dou, mas não como o mundo a dá. - Em outras palavras, é isto que nós festejamos no Natal(!): que Deus em Cristo nos concede a PAZ verdadeira, a paz que nos faz experimentar já hoje um pouquinho do Reino de Deus.

Para compreendermos melhor a amplitude da paz que Deus nos dá de presente no Natal, eu gostaria de contar uma pequena historinha: Depois que os pastores de Belém haviam se retirado, tudo silenciou ao redor do presépio. Foi quando o menino Jesus levantou a cabeça e olhou para a porta. Alí estava um menino, tímido e triste:

Chega mais perto, disse Jesus. Por que estás com medo?

Eu não trouxe nenhum presente para ti, respondeu o menino.

Oh, mas eu gostaria que me desses três coisas, disse Jesus.

Mas eu não tenho nada pra te dar, respondeu o menino, encabulado.

Podes me dar o desenho que fizeste hoje de manhã?

Ninguém gostou do desenho, disse o menino com tristeza.

É por isso mesmo que eu o quero. Quero que sempre me dês aquilo que os outros não gostam e também aquilo que não gostas em ti. - Como segundo presente, dá-me teu prato.

Eu o quebrei hoje de manhã.

Sim, é por isso mesmo que eu o quero. Quero conserta-lo. Quero que sempre me tragas o que se quebra em tua vida. - E como última coisa, quero que me dês a resposta que deste a teus pais, quando te perguntaram a respeito do prato.

Eu menti, disse o menino.

Eu sei, respondeu Jesus. Mas quero que sempre tragas para mim o que está errado em tua vida: tuas maldades, mentiras, tristezas, complexos e tua falta de confiança. Quero dar-te a minha alegria para substituir a tua tristeza, minha paz para a tua ansiedade, minha verdade para as tuas mentiras e o meu amor para preencher a tua amargura.

Nós todos temos muito a refletir sobre a nossa vida, a conversar com a criança na manjedoura e muitas coisas para dar a ela. Vamos ouvir a criança de Belém. Pois ela é que nos disse: "Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." E que todos possamos neste Natal cantar com os anjos Glória a Deus nas alturas!

                Amém.