O "NÃO" e o "SIM" de Deus

Isaías 58.2-9 a

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, A COMUNHÃO DO E.S. E O AMOR DE DEUS O PAI, SEJAM COM TODOS NÓS. Amém.

-O NÃO DE DEUS:

O texto da prédica de hoje (o qual será lido logo mais), foi escrito pelo profeta Isaías logo depois que o povo de Israel foi libertado da escravidão na Babilônia. Enquanto os israelitas eram escravos na Babilônia, a cidade de Jerusalém (que era a capital de Israel) foi destruída! Não havia mais nada lá! Se eles voltassem para a sua terra, teriam que começar tudo do zero. Assim, quando eles foram libertados, os israelitas sairam da Babilônia com alguns projetos e sonhos. Eles finalmente estavam livres para voltar até a velha Jerusalém; e chegando de viagem, eles tinham que reconstruir a cidade, e reerguer novamente o templo para adorar a Deus. Além disso, os israelitas também queriam organizar uma nova sociedade, uma sociedade mais justa e fiel a Deus (diferente da Babilônia).

Uma parte desses projetos deu certo: Eles conseguiram reconstruir a cidade e também o templo. No entanto, a segunda parte dos sonhos logo caiu por água abaixo: Eles queriam uma sociedade justa, mas muito rápido a elite, os governantes aproveitaram a oportunidade / o momento para explorar e escravizar os mais fracos - muito rápido a elite de Israel começou a explorar novamente aqueles que voltavam para Jerusalém. Na verdade, a mesma exploração que já acontecia com o povo em Jerusalém antes da escravidão na Babilônia, essa exploração aconteceu de novo depois que eles voltaram para casa.

Então, o que acontecia(?!): Eles todos iam aos cultos no templo, faziam seus sacrifícios, (cf. a LEI mandava) faziam jejum, oravam pedindo ajuda de Deus... Mas fora do templo (fora do culto) continuavam as injustiças, continuava a violência, continuava a exploração. - E qual será a resposta de Deus para isso?! Será que Deus ouvia a oração daquela gente? O profeta Isaías diz que não! Vamos ver o que diz no texto de Isaías 58.2-9 a (ler).

Logo no início deste texto, Isaías deixa claro que os israelitas não estavam realmente interessados em adorar a Deus. Eles só faziam de conta! Era um culto feito só da boca para fora. - (CINZAS) (RITUALISMO) Eles se preocupavam se a liturgia estava certinha, se os cânticos eram bonitos, se as orações eram bonitas.... Faziam jejum no dia do culto... Mas na verdade, eles estavam só preocupados com os seus negócios; fora do templo continuavam as injustiças, e se escondiam atrás de um culto falso.

-Assim, Deus está acusando o povo de Israel porque eles celebravam cultos que eram como um teatro (era um faz-de-conta); não era um culto verdadeiro e pé-no-chão! Era um culto "nas nuvens", e que não tinha nada a ver com a realidade que o povo vivia ao redor do templo. É por isso que Deus pergunta: "Será que vocês pensam que (...) eu vou ouvir as suas orações"? - EXPERIMENTARAM O NÃO DE DEUS.

Não era aquele culto "nas nuvens" que Deus queria, e nem aquele falso jejum!

(+ ou – 700 anos mais tarde, Jesus também mostrou esse "não"...)

O culto que Deus quer é diferente! O jejum que Deus quer é diferente! Nos vs.6 e 7 Deus diz o que ele quer: (LER)

Então, o culto verdadeiro que Deus quer é a solidariedade! Ajudar a quem precisa, dar comida a quem tem fome, dar roupas , ou seja, dar uma vida digna para nossos irmãos e irmãs... ISTO É ADORAR A DEUS DE VERDADE! - O verdadeiro culto de adoração a Deus pode acontecer DIARIAMENTE, a cada vez que a gente estende a mão para ajudar os fracos.

AQUI: Culto acontece com a cabeça / coração / boca...

LÁ FORA: Culto com mãos e pés ---- MÃOS À OBRA.

-AÍ VEM O "SIM" DE DEUS = v.8 e 9

A salvação e a proteção de Deus acontece para aquelas pessoas que lutam por justiça e ajudam os necessitados, e não para aqueles que só celebram o culto da boca para fora. No v.9 Deus promete que se eles pararem com a exploração, e se eles começarem a viver com justiça, aí sim Ele vai escutar as orações daquele povo.

Esse texto nos faz pensar também em nossa vida, aqui na paróquia de Brusque. Assim como Deus questionou e advertiu o povo de Israel por causa dos cultos falsos e por causa da exploração, da mesma maneira Deus nos questiona ainda hoje! E lendo este texto bíblico, a gente deve se perguntar: E como anda a vida da nossa comunidade com Deus?! \ Será que os nossos cultos estão sendo sinceros, verdadeiros? Será que as nossas orações são sinceras e COERENTES? \ E a quantas anda o nosso culto diário lá fora?! Será que a nossa vida em casa, na empresa, na escola, com amigos e vizinhos está sendo um culto agradável a Deus? \ (É O MÃOS À OBRA!)

No entanto, Deus sabe que ninguém de nós é perfeito.

E apesar de tudo, Deus nos ama e quer nos ajudar; ele nos anima, oferecendo de graça o PERDÃO E UMA NOVA VIDA. Só que, nós não podemos nos esconder atrás deste amor de Deus! O amor de Deus por nós é um AMOR EXIGENTE! E o que ele espera de nós - o que ele espera de nossa comunidade é que, além destes cultos com cânticos e orações, nós também celebremos aquele culto no dia-a-dia de nossas vidas: O culto do amor ao próximo; o culto da justiça, o culto da solidariedade e da paz; o culto da reconciliação. - Lutar contra toda exploração; lutar contra toda a mentira; lutar contra a falta de amor... Sempre falar a verdade, levar o PERDÃO e estar disposto a transbordar vida em abundância para mais e mais pessoas (!), a fim de que mais pessoas possam CONHECER O AMOR de Deus e LOUVAR a Deus: ISSO É O CULTO QUE DEUS ESPERA DE NOSSA COMUNIDADE; esta é a MISSÃO e o SENTIDO de ser comunidade.

E que Deus nos ajude nesse desafio; que o Espírito Santo de Deus nos ANIME e nos dê forças para que a nossa vida inteira seja um grande culto agradável a Deus.

Amém.

HINO -