Livres  e  Servos!

LOUVOR - Dois cânticos

AFINAL, POR QUE SOMOS LUTERANOS? QUAL É A NOSSA IDENTIDADE,

A NOSSA "MARCA REGISTRADA"?

-DIÁLOGO EM DUPLAS: O que é / ou quais são as situações que me aprisionam (na família, na escola, na comunidade, na sociedade)??

-Depois de alguns minutos de diálogo, cada um escreve no papel as situações de aprisionamento. Depois, o papel será dobrado e colocado dentro do balão. Este, por sua vez, será colocado junto ao altar.

-LOUVOR

-DIÁLOGO EM GRUPOS DE 4 OU 5 PESSOAS: Refletir sobre a frase de Lutero: "O cristão é um senhor livre de tudo, a ninguém sujeito." Refletir quais são os sinais de prisão na sociedade de hoje. Relacionar a reflexão com a primeira dinâmica (balões). As conclusões serão depois compartilhadas no grande grupo.

-SOCIALIZAÇÃO DO DIÁLOGO

-COMPLEMENTAÇÃO: Todos e todas nós, que somos cristãos e cristãs, somos plenamente LIVRES de tudo e de todos. Essa é uma das maravilhosas graças que Deus nos concede por nossa fé. Assim como lemos em 1Tm 1.9, "para o justo não há lei", também Lutero reforça que ninguém precisa da lei ou de obras para se tornar salvo. É esta certeza da justificação e da salvação que nos liberta!! - Em João 8.32 lemos "...e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará." Quem é esta liberdade? Onde a encontramos? - Só Cristo pode ser a verdade que liberta, e SÓ POR FÉ chegamos a ela. Em 1Pe 2.9 o próprio Cristo nos chamou de "raça eleita". Fomos eleitos por ele e, por isso, superiores a tudo e a todos que nos queiram prejudicar.

SOMOS LIVRES, PELA FÉ EM CRISTO!!

-LOUVOR

-DINÂMICA "PEDRAS SOBRE O RIACHO" - Cada integrante recebe duas folhas de jornal. Deverão fazer de conta que estas folhas são pedras com as quais precisam atravessar o riacho. fazer a primeira experiência.

No segundo momento, a metade do grupo fica com as suas duas folhas e a outra metade fica sem nenhuma. Mas todos "precisam" atravessar o riacho. Para isso deverão encontrar uma forma alternativa no grupo para que todos consigam atravessar.

-DIÁLOGO EM GRUPOS DE 4 OU 5 PESSOAS: Agora os grupos refletem sobre a frase de Lutero: "O cristão é servo de tudo, a todos sujeito." Os grupos deverão relacionar a reflexão com a dinâmica das pedras, tendo duas perguntas: Cada um/uma era livre para atravessar o riacho sozinho/a? Como aconteceu? O que foi preciso fazer para que todos conseguissem atravessar o riacho?

-SOCIALIZAÇÃO DO DIÁLOGO

-COMPLEMENTAÇÃO: Podemos resumir esta segunda reflexão em duas palavras bíblicas. Em 1Co 9.19, Paulo diz: "Porque sendo livres de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número de pessoas." - Neste sentido também o próprio Lutero diz que "o cristão não vive em si mesmo, mas em Cristo e no próximo; em Cristo pela FÉ, e no próximo pelo AMOR." Ou seja, NA FÉ LIBERTADORA, DEUS QUER AGIR EM NÓS POR AMOR!! Por isso Jesus Cristo diz, em Mc 12.31b, "Ame os outros como você ama a você mesmo."

SOMOS SERVOS UNS DOS OUTROS, POR AMOR!!

-DINÂMICA FINAL: Cada um pega um balão do altar e o enche. Então joga para cima para misturá-los, depois pega um e estoura. Assim, cada um encontrará um bilhete que deve ser lido em silêncio. Retornar ao círculo.

Refletir como cada um/uma, ciente de sua liberta liberdade, assume o desafio de procurar ajudar a outras pessoas a se libertarem das coisas que as aprisionam. Guardam o bilhete como símbolo deste encontro e do compromisso que assumiram.

-ORAÇÃO FINAL : Seguida do Pai Nosso.

-LOUVOR

-BÊNÇÃO: Cantamos "Deus te abençoe, Deus te proteja...".