JUSTIÇA  -  Efésios 5.8-14

INTRODUÇÃO: Muitos hoje se questionam sobre a missão da Igreja. Cada vez mais as igrejas se empenham pelos direitos humanos, pela justiça nas relações humanas, pela paz mundial. Em algumas comunidades e grupos nota-se um compromisso claro em favor dos pobres, contra torturas, em defesa dos sem-terra, dos indígenas, contra o tráfico de drogas e contra a prática da INJUSTIÇA. - É tarefa da Igreja ocupar-se também desses assuntos? Estas não são somente questões da sociedade civil e do governo?

Como você pensa e se posiciona sobre isso?

Você conhece casos de injustiça? – Conte brevemente.

E você já se perguntou: Será que eu não tenho nada a ver com esses casos de injustiça que eu enxergo, ouço ou leio?

Qual é a minha responsabilidade cristã?

LER O TEXTO: Efésios 5.8-14

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO (intercalando a leitura):

V.8 – O apóstolo fala do SER CRISTÃO. A pessoa cristã não vive isoladamente, mas em grupos, em comunidade. Ser cristão é "ser luz no Senhor". Isto é revelado na vivência concreta, como um "andar como filhos da luz". Ser aceito por Deus, através do Batismo, nos compromete a vivermos o que já somos: Filhos de Deus, no dia-a-dia da vida. Recebemos a luz e, iluminados, iluminamos. "Andar" é estar a caminho, é estar em marcha, é SER ATIVO.

V.9 – Os "Frutos da luz" são conseqüência do viver em Cristo e, neste sentido, o VIVER O BATISMO. Assim, a vida na comunidade se caracteriza em virtudes humanas e cristãs de bondade, justiça e verdade. No entanto, este ANDAR NA LUZ não é uma conduta fixada por leis! Jesus nos libertou de toda lei, para uma vivência responsável. Jesus Cristo é o critério da avaliação de nossa atitude.

V.10 – A partir do critério que é Cristo, devemos, de forma crítica, aprender a descobrir a vontade de Deus e agir de acordo com ela, para assim "provarmos o que é agradável ao Senhor". Este "provar" nos indica a responsabilidade de examinar e escolher diante de cada situação.

V.11 – Também compete ao cristão "reprovar as obras infrutíferas das trevas". O Evangelho é sempre anúncio dos novos valores do Reino de Deus, mas, ao mesmo tempo, é denúncia de pecados, injustiças, opressões, que dificultam a liberdade e o desenvolvimento justo das pessoas.

V.12 – Não podemos ser cúmplices com injustiças e crueldades cometidas contra pessoas; não podemos silenciar diante da exploração e da opressão dos mais fracos. Como cristãos, não podemos ignorar e fugir desta realidade, muito menos calar diante dela. Como filhos da luz, somos desafiados a ILUMINAR A VERDADE E A REALIDADE do nosso meio, pois, "o que eles fazem em oculto é vergonha".

V.13 – Jesus, como luz que veio para o mundo, é fonte de orientação constante para a nossa vivência no mundo. Devemos avaliar e provar constantemente a nossa própria vivência cristã perante o mundo, pois "todas as coisas pela luz se tornam manifestas".

V.14 – Temos aqui figuras para a vida cristã, que se aplicam ao ato de voltar para Deus: Acordar do sono, ressuscitar dos mortos e sair das trevas para a luz.

PARA DIALOGAR:

Olhando para a sociedade ao nosso redor, onde e com quem você observa situações de falta de bondade, justiça e verdade?

As comunidades deveriam ser os sinais do Reino de Deus, e, os cristãos, filhos da luz, onde se mantém uma vivência em bondade, justiça e verdade. Onde/quando existem essas comunidades?

Será que o cristão só deve se preocupar com o espiritual? Tem gente que diz que religião é para ficar dentro da igreja. O que acha disso? Isto está de acordo com o ser cristão do nosso texto?

Como vou / vamos praticar a palavra que ouvimos e meditamos?