Jesus Acalma a Tempestade

(Mateus 8.23-27)

Texto auxiliar - Salmo 107.25-29

V.18 - Jesus queria anunciar o Evangelho na região do outro lado do mar da Galiléia.

O tempo estava calmo e, cedendo ao cansaço, adormeceu.

No lago cercado de montanhas, é comum ainda hoje, no final da tarde em dias quentes, que ocorrem súbitas tempestades intensas.

Os discípulos entram com Jesus na tempestade, i.é, eles entram na aflição, no perigo extremo, nas piores dificuldades.

BARCO E TEMPESTADES ?? - Hoje, podemos comparar o barco dos discípulos com a igreja, ou até mesmo com a nossa comunidade, por exemplo. As ondas que ameaçam este nosso "barco" podem ser: a indiferença com a religião; a descrença em Deus; a desunião nas famílias, o adultério, o poder da morte,... b) As ondas podem também ser entendidas como a época de crise no Brasil: a inflação, o desmatamento, o arrocho salarial, a fome, o desemprego, o roubo, a violência,...

Tudo isso ameaça a vida. Tudo isso "sacode" o "barco/cristandade", no qual nós estamos viajando.

O que os discípulos fazem primeiro? - Eles trabalham. São especialistas no ramo! Dirigem o barco como pessoas capacitadas! Afinal, eles conhecem essas tempestades! As ondas se agitam, e os marinheiros recorrem a todas as suas FORÇAS e EXPERIÊNCIA para vencer o apuro. Eles se empenham.

É errado isso? - Não; o cristão deve trabalhar sim. Deve ser o trabalhador mais dedicado ("...como se tudo dependesse de ti somente..." M.L.)

O que é que os discípulos precisam reconhecer? - Que o perigo é maior que suas forças. Que as dificuldades superam a sua capacidade.

O que acontece com os discípulos? - Ficam NERVOSOS! Gritam e perdem o controle/calma! E o pior: Jesus dorme! Ele silencia! - Isso os leva a uma AGITAÇÃO. Eles se IRRITAM com Jesus: Como pode!

Esta é a atitude certa? Isso é FÉ?? - Não, porque FÉ não é perturbação, nervosismo, irritação, acusação, não é agitar-se e gritar. "Homens de pequena fé" – diz Jesus.

Será que podemos chamar os discípulos de DESCRENTES? - Eles estão com Jesus! Foram com ele ao mar! - Eles recorreram a ele na hora do desespero! - Contaram com a ajuda de Jesus!

Por que Jesus chama a atitude deles de "FALTA DE FÉ"??Porque no apuro, eles ficaram nervosos, perderam a calma, gritaram e se irritaram. - Porque eles querem forçar Deus a AJUDAR IMEDIATAMENTE, e da maneira como eles queriam, como era o programa deles... - Porque eles queriam que os seus problemas fossem eliminados.

JESUS ACALMA A TEMPESTADE... Mas por que Jesus realiza o milagre?? Por causa da FÉ deles, ou por causa da FALTA DE FÉ?! - Isso é estranho!

Jesus quer mostrar o que é FÉ autêntica.

A fé autêntica não está amarrada em NOSSAS vontades, nem em nossa programação: Com as CHACOALHADAS, todo o nosso programa, o que planejamos e refletimos, às vezes é simplesmente deixado de lado. O Espírito sopra onde quer! HUMILDADE de dizer "Seja feita a TUA vontade..." - Na FÉ autêntica não existe nervosismo, irritação ou lamentação quando uma vez a gente tem que deixar de lado o programado.

Na fé autêntica a pessoa sabe: Tudo é governado pelo melhor regente; tudo está nas melhores mãos. - Os discípulos pensaram: Agora os ventos e as ondas decidem sobre a nossa vida! A FÉ AUTÊNTICA SABE: Não são o vento e as ondas, não são as situações difíceis e nem mesmo pessoas que decidem sobre a nossa vida: SOMENTE DEUS.

FÉ significa: descansar em Deus. NÃO EM BERÇO EXPLÊNDIDO! Mas sim, colocar as decisões da tua vida nas mão de Deus. Sl 37.5: "CONFIA NELE e o mais ele fará..."

Amém.