Do PERDÃO ao SERVIÇO - Isaías 6.1-8

 

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS NÓS. Amém.

Lembro novamente que EPIFANIA = tempo de revelação. REVELAÇÃO DE DEUS; e que a revelação máxima de Deus em nossas vidas deu-se através de Jesus Cristo. Através da CRUZ de Cristo, Deus revelou o seu AMOR por nós... Deus continua revelando-se através da sua PALAVRA que revela a sua vontade para a nossa vida... E, não por último, através de PESSOAS / NÓS, da sua COMUNIDADE, Deus quer revelar a verdade ao mundo. Através de cada membro da Igreja, Deus quer anunciar ao mundo que a única saída é o AMOR! (e não há outra saída...)

- Infelizmente, em meio a muito sofrimento há pessoas dizendo: "Essa história de AMOR DE DEUS... ...isto já está ultrapassado!" "JESUS?! Esse já era e não volta mais! O amor verdadeiro virá de dentro de nós mesmos! O amor verdadeiro se estenderá com a Globalização, com a INTERNET... O AMOR E A PAZ VERDADEIRA SERÃO FEITOS AGORA PELAS NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS!" SERÁ? Olhando para o mundo... - Por isso outros ainda apontam o dedo, nos acusando, e dizendo: "Vocês cristãos, já estão mais de 2000 anos com a Bíblia pra lá e pra cá, falando da paz de Jesus, mas o mundo ficou cada vez pior!" - Lá fora, há outras religiões questionando a vida prática dos cristãos! Sim, nós concordamos! O mundo ficou pior mesmo! Há guerras, há mais injustiças, aumentou o número de pessoas que passam fome (!), há pessoas disputando comida com porcos no meio do lixo... A violência nas cidades assusta... e o número crescente de drogados a cada dia... Sim, isto tudo nós estamos vendo. Mas, será que isto tudo é vontade de Deus, nosso criador, o Pai de Jesus Cristo? Será que foi O AMOR DE DEUS que deixou este mundo tão injusto e doente?! CREIO QUE NÃO! O próprio ser humano fez isto!!

O DESAMOR das pessoas faz o mundo injusto!! O SER HUMANO COM A PRETENSÃO DE QUERER FAZER TUDO COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS, DE QUERER FAZER TUDO SEM DEUS (!)... ...é este ser humano que se afastou de Deus, e agora não quer reconhecer a sua própria responsabilidade, porque é mais fácil culpar o próprio Deus. (Em nossa vida: quantas vezes nós... ) Quantas vezes pessoas que se dizem cristãs colocam interesses particulares em 1o lugar?! – É o famoso "cada um por si e Deus por todos" que assistimos em programas como "NO LIMITE" e agora este novo "BIG BROTHER"... ...onde cada um individualmente diz "se Deus quiser, eu vou ganhar aquele meio milhão".

Dentro desta realidade de DESAMOR e IDOLATRIA, nós somos desafiados a levar A MENSAGEM DE DEUS(!) – DO AMOR VERDADEIRO / AMOR QUE TRANSFORMA A REALIDADE.

O profeta Isaías também vivia numa época em que as pessoas já não mais acreditavam em Deus. Mais de 700 anos entes de Cristo, o povo de Deus estava sendo enganado por meia dúzia de pessoas... ...encontravam-se cada vez mais pobres... E a maioria do povo já não esperava mais pelo amor de Deus.

O próprio Isaías andava meio revoltado, e anunciava o juízo de Deus, como vemos no capítulo 5 v.8, dizendo: "Ai dos que ajuntam casa a casa, e reúnem campa a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra." - Não é o que está acontecendo hoje também?! No mundo inteiro há pessoas acumulando riquezas incontáveis (!) e há pessoas morrendo de fome. No v. 20 ele diz: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; e que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; põe o amargo por doce, e o doce por amargo!" - Vejam a atualidade dessas palavras; dá impressão que Isaías escreveu isso HOJE!! Justamente porque HOJE, em nossos dias, há pessoas dizendo que o mal é bom (!)... e há pessoas dizendo que a LUZ DE JESUS é escuridão.

É por isso que Deus quer hoje novamente levantar profetas como Isaías. Deus quer que cada um de nós seja um pequeno e corajoso "Isaías". Isaías era um ser humano como qualquer um de nós! Isaías tinha medo e dúvidas como qualquer um de nós! Mas Deus quis usar Isaías, e quer usar você e a mim também.

No entanto, antes de servir a Deus lá fora, Isaías experimentou o PODER de Deus. Isaías VIU e SENTIU o poder de Deus. Ele viu anjos cantando "SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DOS EXÉRCITOS..." Em seguida Isaías caiu em sí e disse: "Ai de mim! Estou perdido! Sou homem de lábios impuros e MORO no meio de um povo de impuros lábios..." - O que aconteceu alí com Isaías?! Ele experimentou o poder de Deus, e aí reconheceu: "EU SOU UM POBRE PECADOR". - Essa experiência que Isaías fez pode acontecer conosco também! Ao experimentarmos a grandeza de Deus, a grandeza da CRIAÇÃO de Deus... Se experimentamos a grandeza daquilo que Deus fez por nós no 1o Natal, aí sim podemos reconhecer: "EU SOU UMA POBRE PESSOA DE LÁBIOS IMPUROS".

Mas a experiência de Isaías com Deus não pára por aí. Um ANJO do Senhor chega perto com uma brasa viva, e encosta esta brasa na boca de Isaías, dizendo: "A tua maldade foi tirada, e o teu pecado foi perdoado". - DEUS PERDOA O SER HUMANO Isaías, E ASSIM ELE QUER PERDOAR CADA UM DE NÓS. E esta experiência nós também podemos fazer!! A cada vez que celebramos a Santa Ceia, ...Deus mesmo quer tocar a nossa boca. E quando experimentamos através do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo o AMOR de Deus, é o próprio Deus que está alí, dizendo no TEU e no MEU coração: "O TEU PECADO ESTÁ PERDOADO, E EU TE AMO."

Após o perdão, acontece com Isaías o 3o passo. No v.8, Deus pergunta: "A quem enviarei...?" E alí, como uma nova pessoa, Isaías COLOCA-SE À DISPOSIÇÃO DE DEUS, e diz: "Eis-me aqui, envia-me a mim." - É esta humildade e coragem de Isaías; é este COLOCAR-SE À INTEIRA DISPOSIÇÃO que Deus espera de nós. Esta é a tarefa e o desafio que está diante de cada um de nós. Se o AMOR DE DEUS for experimentado no TEU coração, e se você percebe que vale a pena viver deste amor, então basta dizer: Eis-me aqui, envia-me a mim; e Deus te mostrará as palavras DURAS e as palavras de AMOR que o mundo ao teu redor precisa ouvir. Amém.

HINO