Gênesis 12.1-4

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS NÓS. Amém.

O tema do domingo de hoje é: A GRAÇA DE DEUS NOS CHAMA AO DISCIPULADO. Na leitura de Lucas (5.1-11) que ouvimos antes, os pescadores Pedro, Tiago e João experimentaram a graça de Deus e foram chamados ao discipulado: "Não temas, de agora em diante serás pescador de homens" - disse Jesus para Pedro. Ou seja, Jesus chamou Pedro... E vocês lembram... Qual foi a reação de Pedro; qual foi a resposta?! (Ele largou redes e seguiu a Jesus).

-O que Pedro precisava fazer para ser um discípulo de Jesus?! Estudar?! - NÃO. Simplesmente CONFIAR e SEGUIR.

O texto para a prédica de hoje fala ainda de outro homem que passou por uma experiência parecida com a de Pedro. Muitos séculos antes de Cristo, um homem chamado ABRAÃO recebeu um convite de Deus. Vamos ver qual foi a sua reação, em Gênesis 12.1-4. (ler)

1 – Quem era Abraão? - Na sua época, Abraão era um ilustre DESCONHECIDO. Era um "João ninguém" . Uma pessoa igual a tantas outras pessoas que andavam pra lá e pra cá pelo deserto em busca de pasto e água para o seu gado. Mas Deus escolheu aquele homem desconhecido a fim de iniciar COM ELE a história da salvação.

Gen 1 e 2 contam a história da criação do mundo. A partir do 3o capítulo, até cap. 11, Gn relata a história da queda do homem. Os homens pecaram e se afastaram de Deus. Foram castigados com o dilúvio, mas não aprenderam nada desta lição. O pecado continuou crescendo... E em Gn 11, a história da construção da Torre de Babel mostra o tamanho do egoísmo das pessoas, que acabaram não se entendendo mais. Um dos descendentes dos construtores da torre de Babel era Abraão.

A este Abraão Deus escolheu para iniciar com ele a longa história da salvação, esta história que mostra o AMOR e a PACIÊNCIA de Deus com seu povo; essa história que passa pelo sacrifício de Jesus no Gólgota e vai até a vinda do novo céu e da nova terra que esperamos.

Essa história Deus começa com uma pessoa só. Isso é característico do Reino de Deus: um início pequeno e insignificante, uma só pessoa, e ainda um idoso de 75 anos de idade. ... - Jesus contou uma vez uma parábola que também ilustra esta segredo do Reino de Deus: O Reino de Deus é como um grão de mostarda, a menor entre as sementes, mas lançado na terra cresce e se desenvolve, até se tornar um arbusto respeitável (Mt 13.31-32).

Mas, é interessante observar: o autor deste milagre é Deus! ELE fez o início. É Deus quem age! Deus escolhe Abraão e o usa para lançar a semente e construir o seu Reino.

Existem certos grupos que pensam: Nós devemos construir o Reino de Deus na terra! Não adianta ficar orando! ... - Está certo que nós temos que trabalhar; mas não podemos esquever o que a Bíblia nos ensina: É Deus quem constrói o seu Reino. Sim, Ele precisa de pessoas para isto! No entanto, não pessoas com suas próprias idéias e filosofias, mas sim, PESSOAS OBEDIENTES A DEUS; pessoas que aceitam o chamado de Deus e estejam dispostas a obedecer a orientação de Deus (e não orientação de homens). As pessoas que aceitam o chamado de Deus é que formam a terra fértil onde Deus pode lançar a semente do seu Reino.

2 - Como Abraão reagiu ao chamado de Deus? - O v.4 dá a resposta: "ele partiu"! - Uma palavra bem curta que mostra a fé de Abraão. Ele CONFIA e OBEDECE. Nenhuma dúvida, nenhuma pergunta vem de Abraão. Nenhuma demora. Abraão simplesmente obedece e parte assim como Deus mandou.

Imagino que isso não foi fácil pra ele! Observem no v.1 que ordem ele recebeu! A pátria, os parentes e amigos, a casa... isso tudo ele deve deixar. Em outras palavras: tudo o que ele construiu e conquistou durante 75 anos, ou seja, toda uma vida ele deve deixar para trás. Deixar tudo isso significa: abandonar aquilo que oferece segurança e proteção. - E o que tem na sua frente? A incerteza de uma terra desconhecida. Nem mapas, nem fotos, nada Abraão conhece. Ele só tem a promessa de Deus: "eu te mostrarei".

Assim, Deus espera que Abraão se entregue incondicionalmente em suas mãos. E Abraão aceita este desafio. Isso é em Deus: OUVIR a sua palavra, ACEITAR a sua palavra, TOMAR A SÉRIO a sua palavra, e CONFIAR na sua palavra.

É assim que Deus constrói o seu Reino: com pessoas que arriscam de confiar e obedecer a ele. Alí ele pode ser Rei e governar; alí ele pode ser Senhor e ensinar o amor verdadeiro, o amor que não fica só na oração, mas que se torna ativo, construtivo.

- O que podemos aprender disso? - Também de histórias antigas como esta de Abraão nós podemos aprender. Abrão é um exemplo.

Muitas vezes, se eu olho para Abraão e sua grande fé, eu desanimo / me envergonho, porque acho que eu não tenho uma fé tão grande. Como seres humanos, nós tentamos crer, QUEREMOS ter uma fé como a de Abraão, mas sempre de novo descobrimos as nossas falhas! Além disso, nós sempre queremos GARANTIAS antes de entrar em algo arriscado. É interessante, na comunidade, a cada vez que surge uma nova idéia de trabalho, a 1a pergunta que a gente se faz é: "será que vai dar certo? Será que o pessoal vai topar? Será que eu tenho capacidade pra isso? " - E não deveria ser assim. Sempre quando Deus nos desafia, nós deveríamos abraçar a causa e entrar de cabeça, SEM MEDO, mas com CONFIANÇA TOTAL em Deus, assim como Abraão.

Por outro lado, graças a Deus que, a Bíblia não nos manda olhar para Abraão. Ninguém precisa ser igual a Abraão. A Bíblia nos manda olhar para Jesus! Olhar para aquele que aceita e convida até mesmo homens de pequena fé. Se a tua fé é do tamanho de um grão de mostarda, isso não importa. O que importa, é que DEUS NOS CHAMA, nos CONVIDA, e nós devemos abrir os nossos corações a ele, e devemos tentar CONFIAR nele e obedecer.

Se, com toda a sinceridade nós oramos "seja feita a tua vontade também em minha vida" então Deus vai nos usar para a construção do seu Reino eterno.

Amém.