Escolhidos por Deus

1a Parte: Romanos 9.1-5 – Israel foi o povo escolhido:

Nos capítulos 9, 10 e 11 o apóstolo Paulo vai tratar de um problema doloroso para ele. O problema é: Por que Israel, o povo eleito, não aceitou Jesus? Será que Israel estará agora excluído da salvação?

Logo nos primeiros versículos aparece um Paulo emocionado e sofrido. Afinal, ele é judeu! E, faria de tudo para conseguir convencer seu povo a aceitar Cristo: ele se propõe até a ser excluído da comunidade de Jesus se isso pudesse ajudar o seu povo a aceitar Jesus.

ATUALIZANDO: Não basta a gente se considerar escolhido por Deus para ser salvo. Também não basta fazer algo para "merecer" a salvação. É preciso, antes de mais nada, aceitar o que Deus faz por nós. Israel foi o povo escolhido, mas não foi capaz de reconhecer a maior das revelações de Deus, que foi Jesus. - Todos nós também fomos escolhidos por Deus no BATISMO. Mas, também sabemos que não basta SER batizado. Também não basta ser FILHO ou DESCENDENTE de cristãos / batizados. É necessário aceitar e CRER no presente de Deus no batismo. - Também sabemos: Esta aceitação não acontece num momento da nossa vida, mas durante toda a vida.

2a PARTE: Romanos 9.6-13 - É herdeiro de Abraão quem tem a fé de Abraão: Não é a descendência genealógica que define o POVO DE DEUS. Mas sim, a herança da promessa (Isaque foi considerado filho legítimo da promessa, cf. Gn 21.12) é que define a participação no seu povo.

Lembrando também de Esaú e Jacó, Paulo deixa claro que Deus elegeu Jacó antes mesmo de ambos terem nascido! Para que? – Para que a escolha de Deus fosse baseada pelo seu próprio CHAMADO, e não em qualquer coisa que eles tivessem feito.

ATUALIZANDO: Paulo novamente aponta para a Justificação por graça e fé. Ele mostra que não é a genealogia que nos faz herdeiros de Deus, mas sim a escolha de Deus é que nos faz herdeiros. A partir de Cristo, portanto, sabemos que esta "escolha" (ou, este privilégio) é feita "para todo aquele que nele crer"! - Assim como Jacó fora escolhido por Deus antes mesmo de nascer, assim também nós fomos escolhidos / eleitos por Deus antes de saber ou fazer qualquer coisa, no BATISMO.

3a PARTE: Romanos 9.14-18 - A vontade de Deus é livre e soberana, e tudo depende da misericórdia de Deus: Esta perícope também parece sugerir uma doutrina fatalista sobre a predestinação, como se Deus escolhesse uns para a salvação e outros para a condenação. A afirmação de Paulo no v. 16 é realmente muito forte: "...não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia."

No entanto, o que Paulo enfatiza aqui é a incapacidade do homem em construir a própria salvação, de fazer a sua própria "escada para o céu". A ênfase de Paulo é "ANTI-obras" e "PRÓ-graça", ou seja, que a salvação é antes de qualquer esforço humano, uma graça de Deus, por decisão de Deus. É Deus quem opta em oferecer de graça a salvação através de Jesus. É Ele que "se obriga" colocar diante de nós O Caminho, POR MISERICÓRDIA.

Para mostrar que a decisão é sua, Deus endureceu o coração do faraó, para então libertar o povo do Egito. Assim, o faraó também pode perceber a força libertadora de Deus! O povo no êxodo precisava perceber que a libertação era obra de Deus, e não uma conquista humana por decisão política! Endurecendo o coração do faraó, ele e o povo libertado perceberam que a força libertadora de Deus é uma realidade muito maior do que a sua resistência. Faraó e povo libertado puderam ver a graça de Deus.

ATUALIZANDO: Há muita gente que acredita em predestinação, como se cada um já estivesse "marcado" para ser salvo ou condenado. "É destino", dizem as pessoas. "Está escrito", dizem outras. Acreditar nisso é negar os valores fundamentais da revelação da graça de Deus. É negar a LIBERDADE, o livre-arbítrio. É negar a bondade, a misericórdia e a paternidade de Deus.

A doutrina da "predestinação" ou do "destino" é que leva muita gente a procurar respostas em ensinamentos esotéricos, místicos, de videntes, astrólogos e tantos outros charlatães que se aproveitam da ignorância alheia. Quem vive tais valores também comete a heresia de dizer que Deus faz distinção entre as pessoas ("fulano é pobre porque Deus quer..."). Por isso, Paulo acentua a GRAÇA e a MISERICÓRDIA de Deus, que oferece a salvação a todos os que crêem em Jesus Cristo.