"Agora, pois, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus."  (Romanos 8.1)

          No pequeno zoológico da cidade onde eu morava, eu observava freqüentemente as duas emas que lá havia, presas num cercado de tela de arame. Certa manhã notei que no cercado sobrara apenas uma das emas. Perguntei ao guarda e ele me contou que, algumas noites atrás, uma matilha de cachorros havia entrado na área do zôo. Eles começaram a rodear o cercado, latindo, porque uma das emas, pelo que se concluiu mais tarde, fugia deles, correndo ao longo do lado interno da cerca, como se esta não existisse. Quando o guarda, afinal, foi em socorro dos bichos, a ema caíra morta. Tinha morrido de medo e cansaço, enquanto que a outra dormia, tranqüila, no meio do cercado.

          Assim também, muitas pessoas correm pra lá e pra cá, agitadas, movidas pelo MEDO! Medo da VIOLÊNCIA; medo da FOFOCA; medo de JULGAMENTOS; medo de SER PASSADO PRA TRÁS; medo da MISÉRIA; medo de PESSOAS!... E, por causa do medo, muita gente se fecha, muita gente acaba criando sistemas de auto-proteção, e fechada em si mesma, numa "casca" a pessoa não consegue mais AMAR e nem PERDOAR! Acaba ficando sozinha, sem vida, sufocada pelo próprio medo.

          Mas a Palavra de Deus diz: "...não há nenhuma condenação aos que estão em Cristo Jesus." - Ou seja, quem está em Cristo não precisa ter medo! Os que estão em Cristo estão seguros, abrigados no CASTELO FORTE da comunhão em Cristo! Ninguém os pode arrancar das mãos de Cristo! A matilha de cães, as coisas que dão medo, até poderão rodear o cercado! Mas dentro deste, não há nenhum motivo para nos entregarmos ao pânico. Perigo existe aos que vivem fora, e também aos que, mesmo no lado de dentro do cercado, agem como se estivessem fora dele. - Que Deus nos ajude a vivermos sem medo, de cabeça erguida, na certeza absoluta que em Cristo nós estamos vestindo a camiseta de um time cuja vitória está garantida.   Amém.

(Texto adaptado de P. Lindolfo W., em "Parábolas da Vida")