Marcos 14.3-9      Domingo de RAMOS

A GRAÇA DO SR. JESUS, A COMUNHÃO DO E.S. E O AMOR DE DEUS SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

(LER TEXTO) – Jesus estava em Betânia... Betânia é uma pequena vila bem perto de Jerusalém; era quase como se fosse um bairro da capital Jerusalém - é um lugar de pouso na periferia da cidade santa. Alí em Betânia moravam Marta, Maria, Lázaro e Simão. Eles eram bons amigos de Jesus; "amigos do peito" de Jesus, onde havia uma conversa livre e comunhão de mesa. Estes amigos estavam fazendo uma homenagem a Jesus, uma espécie de "jantar de despedida" antes de Jesus entrar em Jerusalém. E neste "jantar de despedida" acontece uma série de coisas muito estranhas! Simão, o dono da casa onde estavam, ele preparou este jantar e convidou os amigos de Jesus, e ele era um leproso {!} (Isto já é um detalhe importante, que Jesus janta na casa de um leproso – um desprezado).

Enquanto estão na mesa do jantar, entra uma mulher! – Isto também era algo estranho, porque naquela época, as mulheres não podiam sentar na mesa junto com os homens (!); elas comiam na cozinha e só vinham para servir. No entanto, aquela mulher entra corajosa, e antes de alguém perguntar o que é que ela queria alí no meio dos homens, acontece algo mais estranho ainda: Ela vem com um frasco de perfume de nardo; este perfume á caríssimo (!) – Somente as pessoas mais ricas usavam este perfume. Algumas gotas do perfume de nardo exalam cheiro gostoso durante uma semana inteira (!). Mas, aquela mulher pensou: algumas gotas só, é muito pouco. Jesus é o MESTRE; ele é o MESSIAS, o SENHOR de minha vida (!) - Ele merece mais; ele merece tudo – E assim ela quebra o gargalo do frasco e derrama todo aquele bálsamo sobre a cabeça de Jesus.

O que ela derrama sobre Jesus tinha o valor do salário de um ano inteiro (cf. Mt 20.2) - Se fosse hoje, vamos calcular por baixo... 12 S.M., isto dá um total de R$ 1800,00 ! E para muita gente isto é o salário de um ano inteiro!! - Nós não sabemos se aquela mulher era rica ou não, nem de onde ela adquiriu aquele perfume caro... Mas podemos sentir que isto foi um gesto de grande AMOR e DEDICAÇÃO por Jesus. Ela queria fazer uma homenagem especial a Jesus. É por isso que ela sacrificou o que tinha de mais precioso. Ou seja, quem ama não calcula. Quem ama, dá. Quem ama faz sacrifícios com alegria. Quem ama, não mede esforços; expressa o seu amor com desprendimento. – E nós?

Outra coisa interessante é que a mulher faz isto, sem dizer nenhuma palavra! Ela pensa: Jesus vai me compreender. Ele é o MESSIAS e sabe que este perfume é um símbolo, que se usava para ungir um REI. E Jesus é o REI da minha vida, então ele vai me compreender. - CONF. FÉ.

No entanto, os outros amigos de Jesus não compreenderam isto. No v. 4 diz que "indignara-se alguns entre sí, e diziam: Para que este desperdício de bálsamo?" Aqueles homens se assustaram, porque o valor daquele perfume poderia ser usado para ajudar muitos pobres!! E nós aqui também somos tentados a concordar com aqueles homens; afinal, a crise está aí; o desemprego e a fome estão aí, e o dinheiro deve ser usado com mais responsabilidade! R$ 1800 jogados fora! Até dá a impressão que este texto bíblico quer apontar para o pecado daquela mulher, que é o esbanjamento numa situação de fome e miséria. Mas na verdade, acontecia que aqueles discípulos que reclamaram não tinham enchergado o valor do amor daquela mulher; aquele AMOR SEM LIMITES eles não haviam enchergado; eles só haviam enchergado o valor comercial do bálsamo. Nós, na comunidade de Brusque também conhecemos estas vozes. Nós também conhecemos as reclamações das pessoas que não amam, só calculam. Um exemplo bem concreto é a reforma de nossa igreja! A reforma da igreja também foi um derramamento de bálsamo caro! Várias pessoas AMARAM COM DESPRENDIMENTO (!) como forma de confessar a sua fé! Mas, sempre há pessoas que só criticam as boas ações dos outros; e não conseguem enxergar que alí aconteceu um ato de amor com desprendimento.

Mas, no v. 6, Jesus vai em defesa da mulher. Ele diz: "deixai-a! Ela fez uma boa ação para mim!" - Ou seja, Jesus mostra que o amor é mais importante! É claro que ele leva a sério a reclamação dos outros, então no v.7 ele mesmo explica: "os pobres sempre os tendes convosco...". (rep.)

Com esta frase, Jesus não está pregando um certo CONFORMISMO, assim como muita gente diz "sempre existirão pobres" (!) NÃO ! Quando Jesus diz "os pobres sempre os tendes convosco" ele está convidando e incentivando o pessoal a sempre fazer o bem! A responsabilidade diante da situação de miséria e fome sempre faz parte da vida de fé dos discípulos de Jesus! Jesus não é contra o trabalho social; justamente pelo contrário, ele reforça a nossa responsabilidade ! Jesus não é a favor daquele ditado "cada um por sí e Deus por todos", porque Deus ama este mundo e quer que todos tenham uma vida em abundância.

Em seguida, Jesus diz: "Mas a mim nem sempre me tendes". Aqui Jesus lembra que em breve ele vai enfrentar a cruz. Imagino que Jesus, durante o jantar com seus amigos, já pensava na sua morte que logo iria acontecer em Jerusalém. Alí, despedindo-se de seus amigos, recebendo homenagens tão especiais, recebendo aquele AMOR SEM LIMITES da mulher que derrama o perfume caro em sua cabeça, Jesus está a caminho da cruz. Ele está a caminho de se sacrificar em favor de toda a humanidade! Ele vai morrer na cruz a favor daquela mulher que expressava amor; a favor daqueles discípulos frios e calculistas, Ele vai morrer em favor daqueles que só pensam em dinheiro e não sabem mais o que é amar. Igualmente por nós todos Jesus seguiu o caminho para a cruz. A todos nós Jesus ama e oferece o seu perdão.

Assim nós concluímos que Jesus Cristo é o MESSIAS, o único mediador entre Deus e as pessoas ! Muitos outros também querem ser mediadores; outros dizem que não precisam de mediadores... Mas o nosso testemunho é SÓ JESUS CRISTO É O CAMINHO. Só Jesus é que nos dá perdão (!), só Jesus é que morreu e ressuscitou por nós !

Ele deu o primeiro passo na RECONCILIAÇÃO entre Deus e a humanidade.

Em conseqüência disto, nós só podemos agradecer a Jesus. E, em gratidão a Ele, assim como aquela mulher, nós também podemos derramar o nosso precioso (caro) perfume para Jesus. Ou seja, derramar o perfume para Jesus significa SERVIR a Ele, derramar as nossas vidas em nome de Jesus; derramar os nossos DONS e TALENTOS em nome de Jesus, sem calcular o quanto isto nos custa, mas simplesmente servir por amor e gratidão a Jesus.

Amém.