Provérbios 4.10-19     DIA DOS PAIS - 2000

___________________________________________________________

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS NÓS. Amém.

Dia dos Pais...

Nós sabemos que o tornar-se pai é muito fácil, bastante rápido! (menino de 11 anos)! Por outro lado, pode ser uma experiência muito bonita!! A maioria dos homens aqui presentes é pai, e muitos também já são avôs. - Eu até perguntaria aos que já são avôs: O que é mais gostoso / gratificante: Ser pai ou ser avô ?

Outra pergunta: O que requer maior responsabilidade (!), ser pai ou avô ?! - Ou seja, SER pai não é tão simples assim! Sabemos que GERAR VIDA requer também responsabilidade pela vida!! É por isso que hoje nós queremos refletir um pouco sobre educação, sobre instrução, a partir do texto dos Pv 4.10-19. (LER)

O livro dos provérbios também é conhecido como "Livro da Sabedoria". Este livro é um registro de conteúdos da educação que o antigo povo de Israel dava a seus filhos. - A educação em Israel era dada a partir da experiência e dos desafios do dia-a-dia. Ou seja, a teoria vinha junto com a prática.

Se observamos os conselhos dados no Livro da Sabedoria, logo percebemos que a instrução tem por objetivo a autonomia dos filhos, a liberdade e a retidão. No texto que lemos, dá pra perceber que um pai acompanhou o seu filho no dia-a-dia até alí, e a partir de agora, o filho vai ter que andar sozinho (!); chega o momento em que o filho precisa começar a tomar as suas próprias decisões... ...chega o momento em que um pai não pode mais ficar dizendo o que é certo e o que é errado! Então a educação aponta para a independência e para a liberdade de decisão.

Assim, a instrução em Israel era repassada aos filhos (as) como sabedoria para enfrentar a vida! Isto significa que a educação abrangia desde como construir um arado, até a fé em Deus, que é o doador da vida. É por isso que a educação em Israel não era só um "repasse de conhecimento" aos filhos, mas sim era um repasse de sabedoria para melhorar a vida!

Mas como assim?! É que existe uma grande diferença entre "sabedoria" e "conhecimento" . Sabedoria tem a ver com VIDA, e com EXPERIÊNCIA DE VIDA. Já conhecimento nem sempre tem a ver com vida. Por exemplo: (cultivador de tomates) - Ele tinha muito conhecimento... mas não tinha sabedoria para perceber o mal que estava fazendo para a VIDA de muita gente.

Em geral, hoje no mundo, há pessoas que dominam as mais avançadas tecnologias (GENÉTICA), pessoas que têm grande conhecimento em termos de ciência e economia, mas não têm sabedoria pois destroem a natureza e sacrificam a vida de milhares de pessoas... Basta dar uma rápida olhada no desenvolvimento tecnológico / científico, e em seguida basta fazer uma pergunta: Estas tecnologias estão a serviço da VIDA (?), elas são usadas para o bem comum da humanidade (?)... ...ou são usadas para satisfazer os interesses e a ganância de meia-dúzia?! - Sem grande esforço a gente logo chega à seguinte conclusão: Realmente, hoje o mundo domina muito conhecimento, (...) mas pouquíssima sabedoria.

Aí é hora de voltarmos os nossos olhos para a realidade onde nós vivemos. Hoje, jovens têm muito conhecimento, completam o 2o grau ou até mesmo o 3o grau, e têm acesso a conhecimentos que seus pais sequer sonhavam em ter! Ou sequer tiveram oportunidade de ter! No entanto, estes pais têm sabedoria de vida, o que vale muito mais do que um diploma! Nas escolas hoje as crianças ganham muito conhecimento e pouca sabedoria. As crianças e os jovens ganham muito conhecimento, muita teoria para a vida de trabalho (para ganhar $) – e isso também é importante (!) – mas pouca sabedoria para defender a vida.

Sabedoria é muito mais que conhecimento. Sabedoria para defender a vida / respeitar a vida, a sabedoria que é contra todo tipo de violência e exploração, essa sabedoria não se adquire em livros escolares. Essa sabedoria, eu diria, é a maior herança que os pais podem dar a seus filhos.

A grande questão para nós hoje é: Será que estamos educando nossos filhos e filhas com sabedoria que defende a vida?? Ou estamos muito mais preocupados com o mundo de trabalho competitivo?!

Será que ainda sabemos dar conselhos de responsabilidade assim como neste texto?? Ou ensinamos nossos filhos a entrarem no mesmo jogo de cotovelos?!...

Entre jovens e adolescentes existe o grande fantasma da ESCOLHA PROFISSIONAL... Será que nós os preparamos para fazerem a SUA opção, em busca de felicidade e realização? Ou estamos incentivando-os a fazerem uma opção forçada, em busca de dinheiro?!

É por isso que se torne urgente que pensemos formas de educar os nossos filhos a fim de que eles possam enfrentar o mundo com sabedoria, DEFENDENDO A VIDA, e não apenas com conhecimento de exploração.

Em suma, cara comunidade, hoje, no dia dos pais, é dia de alegria e de GRATIDÃO. Gratidão a Deus, o nosso Pai, afinal, Ele nos educa com SABEDORIA. E Ele mesmo, COMO PAI, diz a todos nós hoje (v.14): "Não entres na vereda dos perversos, e nem sigas pelo caminho dos maus."

E que Deus nos dê mais e mais sabedoria, a fim de que possamos falar a nossos filhos: "Não entres na vereda dos perversos, e nem sigas pelo caminho dos maus." - Com certeza, se pais hoje passarem sabedoria de vida aos filhos, o mundo amanhã com certeza poderá ser melhor. E que Deus abençoe a todos os pais nesta missão.

Amém.

(P. Renato Creutzberg)