"Ser SEMEADO para SEMEAR"

                                      Lucas 8.4-15

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

Cara comunidade; caros CONFIRMANDOS, pais, padrinhos e familiares presentes... É com muita alegria que chegamos no dia da CONFIRMAÇÃO, depois de dois anos de preparo. - Durante este tempo de preparo que passamos juntos, e especialmente no RETIRO que tivemos em Agosto, Deus mesmo lançou muitas sementes entre vocês confirmandos. - E junto com as sementes do Reino de Deus, lançadas entre vocês, vem um DESAFIO: O desafio é aceitar estas sementes e orientar a sua vida a partir delas. Em outras palavras: O desafio é ACEITAR o Reino de Deus que já foi dado a vocês, e VESTIR A CAMISA do Reino de Deus, em tudo o que vocês fazem na vida de vocês.

Há duas semanas atrás, infelizmente nós vivenciamos uma tragédia em nossa Paróquia, onde dois confirmandos da comunidade Centro foram vencidos pela fúria do mar na praia de Bombas.

- No dia seguinte, quando nos solidarizamos com a família Martins, e queríamos ajudá-los a se DESPEDIR do William, em momento algum o Evangelho do Reino de Deus nos permitiu dizer "Isto foi da vontade de Deus..." NÃO! Justamente pelo contrário! Anunciamos aquilo que sempre dissemos também para os nossos confirmandos: Que Deus é o doador da VIDA; que a morte não é da vontade de Deus (!), e se aconteceu uma tragédia, isto não mostra uma "limitação" de Deus (!), mas sim, mostra a LIMITAÇÃO HUMANA, mostra a FINITUDE e a FRAGILIDADE da nossa vida, e por isso nós precisamos de Deus. - Anunciamos que Jesus mesmo disse: "Aquele que crer em mim, mesmo que morra, viverá."

Neste sentido, eu gostaria de conclamar a todos, mas em especial a vocês confirmandos: HOJE é tempo de aceitar as sementes. - Cada dia de suas vidas é tempo de ACEITAR e CRER na Palavra de Deus e no Reino de Deus. Não deixem para amanhã! Mas vivam cada HOJE para Deus, para o Reino de Deus.

Outra coisa que lembramos aos pais do William na hora da despedida, foi o BATISMO do William. E foi dito a eles que "aquilo que Deus começou no dia do nosso batismo, ele quer continuar."

O que significa isto: No dia do Batismo, Deus disse "SIM" para cada um de nós / vocês. No dia do Batismo Deus disse "não tenham medo; eu chamei vocês pelo nome, eu salvei vocês, e vocês são MEUS." Ou seja, este "SIM" de Deus para vocês continua valendo! O PRESENTE que Deus deu a vocês continua valendo! - Que presente é este?!: o Reino de Deus.

A questão com a qual vocês confirmandos, foram confrontados durante o Ensino Confirmatório é: O que vocês querem fazer com este presente?! - ACEITÁ-LO ou rejeitá-lo?! - Eu só posso hoje dar um conselho pra vocês; um conselho que não é "meu" mas é de Jesus para vocês: Aceitem o presente. Digam o SEU "SIM" para Deus.

Jesus disse: "Quem CRER e for batizado será salvo, quem porém não crer, será..." (Mc 16.16) - Ou seja: Basta crer! Basta aceitar o presente... ...e deixar que o Espírito de Deus oriente suas vidas. E, aceitar também significa VIVER e LEVAR ADIANTE o Reino de Deus.

Certa vez, os discípulos de Jesus estavam meio DESANIMADOS, FRUSTRADOS, porque eles perceberam que nem sempre o Evangelho do Reino de Deus era bem aceito entre as pessoas. Os discípulos perceberam que a pregação da Palavra de Deus nem sempre surtia os efeitos que ELES desejavam. - Vocês confirmandos também vão bem rápido perceber isto: Se vocês vestem a camisa do Reino de Deus (amando e perdoando), vão com certeza encontrar pessoas que "torcem para outros times".

É por isso que Jesus conte esta parábola do SEMEADOR. Eu diria: "Parábola dos quatro tipos de solo". - Vamos ver o que aconteceu aqui.

V. 5 diz que "...uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e as aves do céu a comeram." - Caros confirmandos, vocês vão ver muita gente pisando sobre as sementes de amor que vocês lançarem. A gente vê o AMOR e o PERDÃO sendo pisado por pessoas, num mundo onde muitas vezes aquele que AMA e PERDOA é considerado "fraco" ou "imbecil". - Mas lembrem-se desta palavra: "Quando sou fraco, aí sim é que sou forte" diz o apóstolo Paulo. Em outras palavras: AMEM e PERDOEM sem medo.

V. 6 diz: "Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou por falta de umidade." - Jesus sabe que muitos corações humanos são duros como rocha. Chama atenção a FALTA DE UMIDADE. As sementes precisam de umidade; elas precisam ser REGADAS e CULTIVADAS! - Assim também em nossa vida de fé: Aquilo que Deus fez por nós no Batismo deve ser CULTIVADO, deve ser regado constantemente. - Caros confirmandos: Cultivem o que Deus vos deu no Batismo. Cultivem o Reino de Deus no dia-a-dia. Bebam da fonte da água da vida (que é Jesus).

V.7 diz: "Outra caiu no meio dos espinhos, e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram." - Ser cristão no mundo de fato, não é fácil. Há muitos ESPINHOS ao nosso redor! Há tantas coisas que podem sufocar a nossa fé. - O que podem ser estes espinhos?!: A luta pelo pão de cada dia (quando esta se torna a preocupação 1ª da vida); a INVEJA; a GANÂNCIA; as FOFOCAS; o ADULTÉRIO; a VIOLÊNCIA... até mesmo a TRAGÉDIA e a MORTE podem ser espinhos, se nós deixamos que estas coisas sufoquem a nossa fé! - Mas, lembrem-se de Jesus que disse: "No mundo vocês vão passar por aflições, mas tenham ânimo, eu vencí o mundo." - E vocês podem ter esta certeza: Se vocês se agarrarem neste que venceu o mundo, então não haverá espinhos que vençam vocês.

V.8 a novidade: "Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um." - Cara comunidade e caros confirmandos, vocês podem ter certeza: A terra boa está aqui dentro de cada um de nós. Deus nos criou da terra boa, e Ele mesmo deseja produzir bons frutos a partir de cada um de nós.

Como já foi dito no início da prédica: HOJE É DIA DE ACEITAR AS SEMENTES QUE DEUS LANÇA EM NÓS. Sim, hoje é dia de reconciliação com Deus, e renovação na vida de fé.

Vamos fechar os olhos, baixar nossas cabeças, orando: "Sim, Deus, hoje eu aceito de novo aquele presente que tu me deste no meu Batismo. Muitas vezes eu mesmo pisei no teu amor. Tantas vezes eu endureci meu coração, a fim de ser forte, mas então passei sede da tua Palavra. E outras vezes eu permiti que os espinhos do mundo sufocassem a minha fé. Mas Pai, sei que tu venceste o mundo, e que eu pertenço a ti. Por isso, faze-me terra fértil, e usa-me na edificação do teu Reino. Em nome de Jesus Cristo." Amém.

HINO -