Isaías 64.8       CONFIRMAÇÕES – 2001

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

"Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos."

Senhor, mostra-nos, orienta-nos e santifica-nos com a verdade. A tua palavra é a verdade. Amém.

Cara comunidade; caros pais, mães, padrinhos e madrinhas; caros confirmandos: É com muita alegria que nós celebramos este culto de confirmação, onde XX jovens querem confessar PESSOALMENTE e PUBLICAMENTE a sua fé. Nós somos muito gratos a Deus por isso.

O versículo bíblico de Isaías 64.8 (que é o TEMA e o LEMA desta confirmação), também é uma confissão de fé, onde, de uma forma poética muito bonita, o povo de Israel fala de sua relação pessoal com Deus. E por isso eu quero convidar a todos para lermos juntos novamente este versículo, fazendo dele também a nossa confissão de fé: (TODOS LÊEM).

Eu acho que a imagem / o exemplo que aparece neste versículo fala por si só. –Nós somos como o barro nas mãos do oleiro! - Uma frase tão simples, e ao mesmo tempo tão profunda... Fala da grandeza de Deus, e da nossa dependência de Deus.

A princípio, todos nós concordamos com esta frase! "Sim, somos o barro e Deus é o oleiro!" - Dá até uma sensação de SEGURANÇA e de PROTEÇÃO! Como é gostoso ouvir isso, que nós estamos nas mãos de Deus! Como é gostoso a gente saber que Deus orienta a nossa vida! Isso nos dá uma sensação de TRANQÜILIDADE também!

Ou, em outras palavras: Como é gostoso e confortável saber que desde o dia de nosso batismo nós somos reconhecidos como filhos e herdeiros de Deus! Como é gostoso saber que Deus já me aceitou, lá no batismo, quando eu ainda não sabia de nada! Essa é uma notícia extremamente confortante: que Deus me ama desde o meu nascimento.

MAS, você já parou para refletir o que significa dizer "Senhor, molda a minha vida como tu achas melhor" ?! Você já refletiu o que significa na prática dizer "seja feita a tua vontade - e não sempre a minha" ?!

Por isso, especialmente aos confirmandos hoje eu devo dizer: Quando o barro é escolhido pelo oleiro, e quando já está nas mãos do oleiro, ELE NÃO FICA PARADO. Aquela bolota de argila não fica estática; ela não permanece sempre igual; ao contrário: O oleiro começa a MOLDAR / DAR FORMA = Ele tem um objetivo / um projeto para aquele barro! Ele quer que aquela bolota de argila seja algo mais do que simples barro (!) : Ele quer fazer algo útil com aquele barro! - Ele quer dar um sentido para a existência daquela argila.

Exatamente isso Deus quer fazer com cada um de nós. Uma vez escolhido por Deus no Batismo, inicia um processo de criação na tua vida! A partir do Batismo Deus quer dar um sentido para a tua e a minha vida. - Mesmo que a gente não perceba, Deus constantemente está nos moldando e nos transformando, até que, no tempo certo, estejamos prontos para servir no mundo como um instrumento nas mãos de Deus.

É interessante observar, aqui na decoração da Igreja hoje, que existem DIFERENTES objetos feitos de barro. Do barro, o oleiro pode fazer TELHAS, TIJOLOS, VASOS DE TODOS OS TIPOS / FORMAS e TAMANHOS DIFERENTES... PANELAS, JARROS... Objetos diferentes, para utilidades diferentes!

Graças a Deus, que ele nos fez também diferentes! Graças a Deus que não somos todos iguais! Olhemos ao nosso redor (!): Cada um é diferente (!); cada um tem o seu jeito de ser; cada um tem suas fraquezas; cada um tem seus sentimentos / seus medos / sua... E principalmente: Cada um tem seus dons e talentos especiais.

Ao mesmo tempo, temos todos algo em comum: Somos feitos do mesmo barro, e criados pelo mesmo criador. Por isso, APESAR DE TÃO DIFERENTES, diante de Deus somos todos iguais e temos o mesmo valor. Pois a cada um Deus tem um plano de ação; e TODOS nós, sem exceção, somos importantes no projeto do Reino de Deus.

Neste sentido eu gostaria de compartilhar uma pequena fábula / parábola com vocês...

Certo carregador de água tinha 2 grandes potes, cada um pendurado numa ponta de um cabo, o qual ele carregava sobre seus ombros. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro pote era aparentemente perfeito e sempre levava a porção completa de água até o final da longa caminhada. O pote rachado chegava só com a metade.

Por 2 anos isto se repetiu diariamente, com o carregador trazendo apenas um pote e meio de água. Naturalmente, o pote perfeito estava orgulhoso de seu desempenho, perfeito até o final, para o propósito a que tinha sido feito.

Mas o pobre pote rachado estava envergonhado de sua própria imperfeição, e miserável por ser capaz de alcançar apenas metade daquilo a que tinha sido feito para fazer. Depois de 2 anos, frustrado consigo mesmo, disse ao carregador:

-Estou envergonhado de mim mesmo, e eu quero me desculpar com você.

-Por quê? – perguntou o carregador. Do que você está envergonhado?

-Tenho conseguido, nestes últimos 2 anos, entregar apenas metade de meu carregamento porque esta rachadura faz com que a água vaze por todo caminho. Por minha causa, você tem que realizar todo este trabalho, e você não recebe o valor todo de seus esforços – disse o pote.

O carregador sentiu pena do velho pote rachado, e em sua compaixão ele disse:

- Enquanto nós voltarmos à casa, eu quero que você note as flores lindas que há ao longo da trilha.

De fato, a medida que eles subiram a colina, o pote rachado notou o sol que aquecia as lindas flores silvestres ao lado da trilha, e isto animou um pouco. Mas ao final da trilha, ele ainda se sentia mal porque tinha vazado metade de seu carregamento, e de novo se desculpou com o carregador por sua falha. Então o carregador disse ao pote:

- Você notou que haviam flores apenas do seu lado da trilha, mas nenhuma do lado do outro pote? É porque eu sempre soube de seu defeito, e eu aproveitei o mesmo. Eu plantei sementes de flores do seu lado da trilha, e cada dia enquanto eu voltava do riacho, você as regou! Por 2 anos eu pude colher estas lindas flores para decorar a mesa. Sem você ser do jeito que é, nunca iria ter esta beleza para alegrar a casa.

Assim também cada um de nós tem seus próprios defeitos. Somos todos potes rachados. Mas se nós permitirmos, Deus utilizará inclusive os nossos defeitos... E MAIS: Assim como Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, assim também seremos recriados como vasos completamente novos.

Por isso, caros confirmandos, no dia-a-dia de suas vidas, a cada vez que vocês se lembrarem deste culto de confirmação; a cada vez que vocês se lembrarem que um dia disseram o seu "SIM" para Deus, então peçam em oração: "Senhor, pega a minha vida, faça de mim o que tu queres. Usa-me como um instrumento em tuas mãos.

Ajuda-me a olhar para as pessoas ao meu redor, assim como tu olhas: com CARINHO, com AMOR! E se for necessário, então quebra o meu passado e me dá uma nova chance! Que eu possa experimentar RESSURREIÇÃO e VIDA NOVA a cada dia!

Me ajuda a descobrir os meus dons, e orienta a minha vida assim como tu queres. " -

Amém.                 HINO - 194

(P. Renato Creutzberg)