Ser CAMALEÃO ou ser CRISTÃO ??

2Coríntios 6.14-17:

"14 - Não se juntem com descrentes para trabalharem com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas?

15 - Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum?

16 - Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: "Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo."

17 - E o Senhor Todo-Poderoso diz: "Saiam do meio dos pagãos e separem-se deles. Não toquem em nada que seja impuro, e então eu aceitarei vocês."

O Pastor aposentado Alcides Jucksh, residente em Gramado, certa vez contou que um escritor norte-americano tinha um CAMALEÃO como bichinho de estimação. Disse que era muito mansinho e andava por toda a casa. O camaleão é um bichinho que tem a capacidade de mudar de cor! Ele se adapta conforme o lugar onde está: Se estava sobre o sofá verde, o bichinho ficava verde. Se estava no assoalho marrom, ficava marrom, e assim por diante. Mas, essa mudança de cor não é tão rápida: Ele demora pelo menos 1 minuto para ficar da cor certa. E, sempre uma cor de cada vez.

Um dia, o dono do camaleão saiu de casa, e esqueceu a porta do quarto aberta. E lá ele tinha um tapete feito de panos de muitas cores. Era um tapete bem colorido: azul, vermelho, verde, amarelo, cinza, marrom, preto e branco. E o bichinho entrou lá e parou sobre aquele tapete. Ele começou a mudar de cor, e ele queria adaptar-se ao tapete colorido! Mas, eram tantas cores, e o esforço do bichinho foi tanto, que chegou a um ponto que ele estourou e morreu.

A gente não sabe se esta história é verdadeira ou se isso foi só uma piada daquele escritor. Mas nós sabemos que existem muitas pessoas que querem viver como um camaleão!! Há pessoas que sempre se adaptam ao ambiente onde se encontram. Ou seja: Junto com ateus, eles são ateus! Junto com cristãos, eles tentam viver como cristãos! - Uma vez alguém me disse: "Ah, pastor, a minha vida eu organizo assim: aqui na igreja eu sou cristão; lá no centro espírita eu sou espírita; e durante a semana, no mundo dos negócios, eu tenho que ser uma cobra."

Em Mateus 6:24 Jesus diz: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas."

Em outras palavras, Jesus está dizendo: Ninguém pode ser como um camaleão! Seguidores de Jesus não podem adaptar-se aos diferentes costumes do mundo!! Ou a pessoa vive como herdeira do Reino de Deus, ou vive como o mundo quer! - Os cristãos não podem comprometer-se com mentiras, falsidades, invejas, superstição, espiritismo. Não podem ir atrás de benzedeiras ou cartomantes para que eles resolvam seus problemas! Muito menos tentar entrar em contato com os mortos para obter notícias deles.

-No cemitério de nossa própria comunidade são freqüentemente achadas velas, e tantos outros objetos de superstições sobre os túmulos... outro dia até um galo preto VIVO estava andando pelo cemitério! - E tudo isso Deus proibiu aos seu filhos.

Não é possível a gente crer na ressurreição, e ao mesmo tempo cultivar os pensamentos da reencarnação! Não é possível ser cristão só aos domingos e não ser durante a semana. Para Jesus não existem meios-termos: ou se é quente ou se é frio. Não podemos ser mornos – No 3o cap. de Apocalipse, Deus diz: "Sejam frios ou quentes, mas não mornos, porque os mornos eu tenho vontade de vomitar".

Seguidores de Jesus Cristo são representantes de Cristo neste mundo. Muitas gente do mundo não conhece Jesus Cristo como Senhor e Salvador, MAS A NÓS ELES CONHECEM! E por isso devemos cuidar como vivemos. Cada um de nós é chamado a ser embaixador de Cristo. Não só na igreja, mas sim embaixadores de Cristo no mundo.

Encerramos esta meditação, lendo novamente as palavras de 2Co 6.14-17.

(P. Renato Creutzberg)