Make your own free website on Tripod.com

 

Anjos na Bíblia = "anjos" de shopping ?

São mensageiros a serviço de Deus, anunciando uma mensagem surpreendente !!

Hoje é muito comum vermos em lojas esotéricas, lojas para adeptos da "Nova Era", ANJOS de todos os tipos e cores, com grandes asas (como nas figuras infantis) sendo vendidos para serem adorados como "canalizadores de energia cósmica". Para a "Nova Era", os anjos são seres celestes que ajudariam as pessoas a alcançar a salvação. É ressaltada a existência mística do "anjo da guarda pessoal", aquele dos quadros infantis que nós tínhamos em nossos dormitórios.

Se lemos a Bíblia, ficamos espantados com a pouca ou quase nenhuma semelhança que têm os "anjos" de hoje com os anjos das Escrituras. Na Bíblia, eles vêm, vão, e não estão aí. São como uma estrela cadente: Acendem, apagam, e deixam que Deus brilhe. Não têm história.

Leia, por exemplo, Apocalipse 19.5-10:

O anjo quer ser adorado?

O anjo bíblico é diferente dos anjos dos quais se fala hoje ?

Qual é a função do anjo de que fala o texto ?

 

Um texto para ler: Lucas 1.26-38:

Qual é a mensagem do texto? Qual é a importância do "anjo"?

Baseado nestes textos, qual a função do anjo? - Uma dica: o nome "GABRIEL" significa "Deus mostrou que é forte".

Quem é "o forte" em todas as narrativas que li?

Agora que você leu os textos, reflita. Você conhece alguém chamado "Ângelo" ou "Ângela"? Sabes que o nome dos dois vem de uma palavra grega, angelos (angelos), que significa "mensageiro". - O que é um mensageiro? É um anjo! Lá em casa um anjo aparece todos os dias, após o meio dia. Veste uma camisa amarela e me traz a correspondência do dia: É o carteiro! Agora diga com toda a franqueza: O Ângelo, a Ângela, o carteiro correspondem à imagem que você tem de um anjo?

O anjo da Bíblia corresponde aos "anjos" que você pode comprar no shopping, na loja de produtos esotéricos, ou na livraria?

Se olhamos outros textos onde aparecem anjos (Mt 28.25; Jo 20.12; Lc 24.4; Mc 16.5), podemos concluir que o importante é a mensagem de Deus, e não o mensageiro! -Aliás, nenhum destes textos fala de "anjos com asas" como mais tarde lemos nos textos apocalípticos. Mas, não importa a aparência do "anjo". Tem muitos anjos sem asas (o carteiro)!! Por isso, "seja constante o amor fraternal. Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos" (Hebreus 13.2).

Ou seja, anjos podem ser PESSOAS que Deus coloca no teu e no meu caminho. Inclusive, se for da vontade de Deus, às vezes sem saber, Deus faz de você um anjo na vida de outra pessoa!

Os anjos das ilustrações infantis podem ser um artifício pedagógico / didático para falar às crianças sobre a proteção do próprio Deus. Mas é necessário deixar bem claro que anjos não são seres / espíritos / semi-deuses particulares. É preferível trabalhar a IMAGEM DE DEUS na criança.

Portanto, anjos não são "canalizadores de energia divina" como dizem os adeptos da Nova Era. Os anjos trazem a mensagem libertadora de que Jesus Cristo é o Salvador e eu posso desistir definitivamente de querer salvar-me a mim mesmo.