Lucas 1.26-38           ADVENTO – 2000

A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, A AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO E.S. SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

ADVENTO = TEMPO DE ESPERA. Afinal, o que / quem nós estamos esperando? E COMO nós estamos esperando?

O texto bíblico de hoje fala de uma moça pobre que vivia numa pequena vila chamada Nazaré. Aquela moça também foi convidada a viver um TEMPO DE ESPERA (assim como nós), de um jeito muito especial! É que aquela pobre moça recebeu uma visita muito especial: a visita do anjo chamado Gabriel.

Imaginem o SUSTO daquela jovem, vendo um anjo que simplesmente entra na casa e diz: "O Senhor é contigo" ! - Com certeza, qualquer um iria se assustar...

Mas, o anjo não veio para assustar! Pelo contrário: Ele logo diz: "Maria, não temas" = NÃO TENHA MEDO, porque a graça de Deus está contigo! - Essa palavra sempre de novo mexe comigo. Porque em tempos de aflições, em tempos de angústia, e de agitação, Deus coloca um anjo no teu e no meu caminho; um anjo que nos diz: "Não tenha medo do mundo, das aflições e do sofrimento, porque Deus está contigo!" - E quando alguém nos dá essa notícia, o coração se acalma, e se prepara para receber o consolo da Palavra de Deus.

Foi o que aconteceu com a jovem Maria: Seu coração se aquietou e ela estava pronta pra receber a Palavra de Deus. E a palavra era: VOCÊ VAI SER MÃE DE UM MENINO MUITO ESPECIAL; ELE SE CHAMARÁ JESUS, SERÁ REI, E O SEU REINADO NUNCA TERÁ FIM. - Eu creio que, no momento em que Maria ou viu o NOME da criança (JESUS), aí ela começava a entender o que estava acontecendo. Talvez alguém esteja se perguntando: Sim, mas o que tem de especial no nome de Jesus?! Não é um nome como qualquer outro? Afinal, a criança tinha que ter um nome!!" - É que o nome JESUS, na língua aramaica, significa "DEUS SALVA". Ou seja, o seu nome já era como que um programa para a sua vida!! O nome "JESUS" já indicava o motivo do seu nascimento!! Porque Jesus é o DEUS QUE SALVA!!

Conta-se uma história de um pastor na Alemanha, que certa vez foi chamado para fazer um sepultamento / enterro num CIRCO. Um trapezista havia sofrido um acidente fatal. O pastor, como de costume, foi preparar uma alocução para o velório... Mas chegando lá, no circo, descobriu que a maioria das pessoas que trabalhavam no circo, eram estrangeiras!! A maioria não entendia o alemão, porque eram russos, franceses, turcos, espanhóis... e de todo o mundo. Mesmo assim o pastor começou a alocução... E enquanto falava, ele percebeu que ninguém entendia nada, MAS, A CADA VEZ QUE FALAVA DE JESUS, era como se um raio passasse pelos olhos daquelas pessoas. E cada vez mais ele percebia isto, até que ele resolveu falar só o nome de JESUS. Em todas as línguas então começou a dizer o nome de Jesus!! Em russo, inglês, francês, português... E o mais espantoso, é que no final, veio uma pessoa e disse: "Pastor, essa foi a melhor pregação que eu já ouvi. Porque sei que ‘Jesus’ significa DEUS SALVA."

- Eu fico tentando imaginar o ESPANTO de Maria quando ela ouviu o nome JESUS: "Eu serei mãe do Filho de Deus? E seu nome será JESUS? Nome sobre todos os nomes?" - E o anjo então diz que SIM, QUE É ISSO MESMO, "porque para Deus não haverá impossíveis." (v.37).

Aqui começa o TEMPO DE ESPERA, o ADVENTO na vida de Maria. E o que Deus nos quer mostrar hoje é o jeito como Maria viveu o advento. Será que nós, no ADVENTO, estamos realmente nos preparando para a vinda do Senhor? Ou andamos tão envolvidos em 1001 outras atividades e preocupações?? Qual seria então o melhor jeito de se viver o ADVENTO?? --- É isso que nós podemos aprender de Maria hoje.

O que fez Maria?! - No v.38 diz: "Aqui está a serva do Senhor: que se cumpra em mim conforme a tua Palavra." - ELA COLOCOU-SE NAS MÃOS DE DEUS!! No tempo de espera, Maria não pensava na sua própria glória (!)... ...mas ele colocou-se como SERVA de Deus.

Com esta HUMILDADE, Maria tornou-se um EXEMPLO para nós neste tempo de advento. E Deus se alegrou com Maria.

E nós?! Será que Deus pode alegra-se conosco neste Advento?

Será que estamos dispostos a simplesmente OUVIR e OBEDECER a Deus, assim como Maria fez?? Será que nós conseguimos dizer: SENHOR, SEJA FEITA A TUA VONTADE... ...e não a minha!!?

Não... ...nem sempre. Pelo contrário: Muitas vezes ainda nos queixamos de Deus. Passamos o advento nos preocupando com as coisas que faltam para a festa do Natal... E raramente ficamos satisfeitos com os resultados. - Por que? - Porque a NOSSA vontade sempre está em 1o lugar.

Mas para Maria não. Ela não se queixa. Ela se alegra porque a VONTADE DE DEUS está em 1o lugar na sua vida. Ela sabe que é um instrumento nas mãos de Deus; um instrumento usado para construir algo muito maior.

Dois baldes se encontraram no fundo de um poço, e um deles comentou: Você parece tão triste! O que aconteceu?? - E o outro respondeu: É, eu estou desanimado mesmo; minha vida é monótona, sempre a mesma... Cada vez que sou levado pra cima cheio de água, acabo voltando vazio aqui para baixo. - Aí o primeiro balde lhe disse: Eu não vejo as coisas desse jeito! Eu vivo FELIZ!! Porque mesmo que sempre retorno vazio aqui para baixo, eu sei que sempre novamente serei enchido de água e levado para fora. E MAIS!! - Sou feliz porque sei que a vida das pessoas lá fora, dos animais e das plantas, depende da água que é retirada com a minha ajuda. Por isso sou feliz, porque sei que sou especial.

Ou seja: os dois faziam exatamente a mesma coisa!! Mas um deles sabia: EU ESTOU SERVINDO PARA UM PROPÓSITO MAIOR, por isso a minha vida faz sentido.

Estas são as lições que podemos aprender de Maria neste advento: Em 1o lugar, a HUMILDADE E A CORAGEM de dizer "seja feita a tua vontade". E em 2o lugar, A ALEGRIA, a simples ALEGRIA DE SERVIR, na certeza de que nós não trabalhamos só por trabalhar (como aquele balde triste...) . NÃO!! - No advento nós lembramos que a nossa vida, por mais simples que seja, é especial. Porque nos preparamos para a 2a vinda de Jesus; nos preparamos para a vinda do Natal eterno.

Amém.

(P. Renato Creutzberg / 2000)